TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESCA PREDATORIA E ILEGAL

Monografias: PESCA PREDATORIA E ILEGAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  1.466 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA

PESCA PREDATÓRIA E ILEGAL

Stenio Almeida Rodrigues

Agosto/2011

1

Stenio Almeida Rodrigues

PESCA PREDATÓRIA E ILEGAL

Projeto apresentado como requisito parcial da disciplina Laboratório de Leitura e Produção de Imagens do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da UNEB / Campus X, sob orientação dos docentes Édila Dalmaso Coswosk e Ivo Fernandes Gomes.

Agosto/2011

2

SUMÁRIO

1. Introdução

2

2. Objetivos

2.1 - Objetivo geral

2.2 – Objetivos específicos

3. Desenvolvimento

3.1. Metodologia

3.2. Recursos

4. Avaliação

5. Referências

5.1 Referências do documentário ou animação

3

1. INTRODUÇÃO

O texto de introdução apresenta o projeto e justifica a sua importância.

Deve incluir a apresentação do projeto (do que se trata?) e a revisão bibliográfica do tema central do projeto com referências dos autores pesquisados. Como o projeto articula o tema Biologia Marinha com Leitura de Imagens, deve conter também a revisão sobre a importância da tecnologia e metodologia no ensino de Ciências e Biologia (usem os textos trabalhados em sala de aula).

É obrigatório o uso do texto “Biologia, educação e imagens”, fazendo a articulação da importância das imagens no ensino de Biologia (texto mínimo 2 páginas).

A pesca predatória é aquela que retira do meio ambiente, mais do que ele consegue repor, diminuindo a população de peixes e mesmo de plantas do ecossistema.

Esta prática está causando o desaparecimento ou a redução do número de indivíduos de algumas espécies. Desta forma o estoque de pescado fica impedido de se recompor, colocando em risco a sobrevivência das comunidades pesqueiras do litoral.

4

2. OBJETIVOS

2.1- Objetivo geral

A pesca predatória é uma atividade indesejável que já dizimou muitas espécies de peixes, em algumas partes do mar que antes havia muita concentração desses animais, hoje sabemos que diminuiu e até não existe mais.

Diante do exposto, surgiu a proposta de elaborar um projeto com o intuito de sensibilizar através de informações sobre os tipos de pesca predatória, suas consequências e mostrar as possíveis soluções.

2.2- Objetivo especifico

Mostrar as conseqüências desse tipo de pesca para gerações futuras do uso indiscriminado dos recursos do ambiente marinho;

Identificar alguns tipos de pesca predatória;

Refletir sobre o tema visando à conservação das riquezas do oceano.

5

3. DESENVOLVIMENTO

O projeto que se segue busca sensibilizar os seres humanos com relação a preservação do ambiente marinho, realizado pelo grupo de pesquisadores que tem como objetivo principal comover as pessoas a refletir sobre as consequências indesculpáveis e desastrosas que vem ocorrer no ecossistema marinho.

A pesquisa buscou-se mergulhar fundo no tema abordado para compreender detalhadamente o que tudo isso significa para todo o planeta Terra – um prejuízo incalculável.

O grupo escolheu essa temática devido o que grave problema que é o uso desordenado dos recursos marítimos, pois o mesmo não fornece apenas os peixes para a mesa dos seres humanos. Esta em jogo o ar que respiramos o aquecimento global, o aumento dos níveis dos oceanos, a sobrevivência dos seres.

Entre as muitas atitudes e atividades de pesca ilegal e predatória no litoral brasileiro podemos destacar as, mas freqüentes são:

Pesca de arrastão __ Utilização de extensas redes que ao serem puxadas entre dois barcos pesqueiros (parelhas) varrem o fundo do mar. É uma prática extremamente nociva à biodiversidade marinha, pois a rede revolve o substrato e arrasta tudo que encontra pela frente, destruindo o habitat daquelas espécies que vivem no leito oceânico e coletando um excesso de animais que acabam sendo desprezados, por não possuírem valor comercial.

Pesca com rede de malha fina __ Um dos maiores problemas é o uso de redes com malha menor do que o permitido. Com isso, capturam-se seres muito jovens, que muitas vezes acabam servindo apenas de isca para capturar espécies maiores, ou simplesmente são descartados. Esta prática leva, inevitavelmente, à escassez de peixes e, a longo prazo, à extinção de várias espécies, pois quando capturados muito jovens ainda não tiveram a oportunidade de reproduzir-se.

Pesca em época proibida (Defeso) __ O IBAMA proíbe na costa brasileira, anualmente, o exercício da pesca de animais como a sardinha, a lagosta, o camarão e o caranguejo. É nesses períodos que ocorre sua reprodução. A pesca realizada nessa época captura as fêmeas ovadas. O defeso foi criado justamente para permitir a

6

reprodução da espécie em questão. Pesca com explosivo __ A pesca com bomba, considerada de alto valor destrutivo, afeta a fauna, a flora e o substrato de fundo.

Pesca seletiva com descarte __ Algumas modalidades de pesca são refinadamente seletivas e altamente predatórias. Captura-se o animal para obter uma pequena porção de seu corpo, descartando a maior parte de sua estrutura física no próprio local da pesca. Isso ocorre com os caranguejos, para a retirada das patolas, e com os cações, para a retirada das barbatanas.

Sobrepesca __ Nos últimos 20 anos, a pesca em excesso e no período de desova foi responsável pela redução em mais de 80% de espécies como peixe-espada, atum e vários tipos de tubarões. Segundo a FAO, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, 70% dos estoques comerciais de peixe no mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com