TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR - APCC

Por:   •  19/11/2016  •  Ensaio  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 4

PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR - APCC

Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas

Disciplinas: Química Geral e Orgânica; Biologia Celular; Metodologia da Pesquisa em Educação.

Professores Responsáveis: Prof.ª Dr.ª Jociani Ascari e Prof.ª Dr.ª Vanessa Bueno da Silva.

1 ATIVIDADE: Desenvolvimento de atividade prática/teórica e apresentação da mesma para a banca de professores em sala de aula.

2 OBJETIVO: 

Reconhecer o espaço - sala de aula - como meio de ensino e aprendizagem;

Desenvolver atividade como componente curricular.

3 PROCEDIMENTO: A turma de alunos do 1º Período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas será dividida em 9 grupos, os quais serão orientados pelos dois professores, da disciplina. O grupo constituído de no máximo cinco (05) pessoas desenvolverá atividade prática ou teórica, dependendo do tema escolhido. Esta atividade consistirá de revisão de literatura sobre o assunto, construção de roteiro de apresentação e apresentação do trabalho para a banca de professores e alunos em sala de aula.

4 AVALIAÇÃO: A avaliação será feita seguindo os critérios:

1) Produção do material - Roteiro (em Anexo I).

O roteiro deverá ser entregue impresso e também encaminhado ao e-mail do professor: jascari@utfpr.edu.br e vanessab@utfpr.edu.br.

2) Apresentação para a banca de professores. A apresentação deverá ter duração de no mínimo 15 e máximo 20 min.

5 DATAS DE APRESENTAÇÃO: 22/11 todas as aulas e 23/11 nas aulas de metodologia.


Osmose

Nome: Ana Paula Humberto                                

Nome: José Vitor

Nome: Taiane Nogueira

Nome: Thaisa Alessio

1 Objetivo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o conceito de osmose de forma clara e objetiva, apresentando conceitos, onde encontramos este exemplo em situação cotidiana e etc. Neste projeto não iremos utilizar somente uma linguagem teórica, mas também resultados a partir de uma demonstração de experimento realizada em sala.

2 Embasamento teórico

Considerado um transporte passivo, ou seja, não envolve um gasto energético, o processo osmótico ocorre por um transporte de uma solução menos concentrada para uma de maior concentração de solutos, isto ocorre através de uma membrana semipermeável, conforme. “Osmose é a passagem do solvente de uma solução já diluída para outra com maior concentração, através de uma membrana semipermeável que permite a passagem do solvente e não permite a passagem do soluto”. Conforme ALVES, Liria.

A água pode passar por 3 meios de concentração passa entre dois meios de concentrações diferentes de soluto hipertônica: Quanto menor o solvente, maior é o soluto e maior é a pressão osmótica, hipotônica: Quanto maior o soluto, menor o solvente e menor é a pressão osmótica, temos também um equilíbrio destes dois meios onde a concentração de soluto e solvente são iguais tornando assim o meio isotônico, isto acontece quando o processo osmótico chegou ao seu estágio final. Em termos de funções biológicas a osmose está relacionado com a regulagem de quantidade de soluto no solvente (água) assim pode auxiliar o processo de controle do gradiente de concentração de sais nas células, por meio de suas estruturas “As estruturas de proteínas integradas envolvidas no processo de osmose são as aquaporinas (difusão facilitada) são canais de água inseridos na membrana plasmática com a função de permitir uma flexibilidade fácil da passagem de água para dentro e fora da célula, elas impedem totalmente a passagem de íons facilitando assim ainda mais a passagem de água. Sua estrutura estreita restringe a passagem de íons hidratados pois para uma parede hidrofóbica não iria interagir o custo energético para uma possível desidratação seria muito alto (transporte ativo). Adaptado LEME Leandro- 2011- Folha de Londrina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com