TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO ATIVIDADE PRÁTICA ANATOMIA E FISIOLOGIA 2º PERIODO UNOPAR

Por:   •  28/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 6

PORTFÓLIO[pic 1]

ATIVIDADE PRÁTICA

 

 [pic 2][pic 3]

ANATOIA E FISIOLOGIA HUMANA

NOME

SUPERIOR TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

INTRODUÇÃO

O corpo humano é constituído por diferentes partes, tais como, a pele, músculos, nervos, órgãos, ossos, entre outros. Cada parte do corpo é formada por varias células com formas e funções definidas e também tecidos, órgãos, sistemas, que funcionam de modo integrado. Para organizar o entendimento de uma estrutura do organismo, esse é dividido em níveis de organização, sendo eles, moléculas, células, tecidos, órgãos, sistemas e o organismo como um todo. Essa divisão se faz necessária para compreendermos como é organizado o nosso corpo, fazendo-nos entender cada função dessas estruturas e como estão interligadas proporcionando assim o perfeito funcionamento do nosso organismo.

O corpo humano é divido em cabeça, tronco e membros. Eles possuem características específicas, funcionamento interligado e harmonioso. A anatomia do corpo pode ser dividida em anatomia sistêmica e anatomia regional, onde a parte sistêmica estuda os sistemas do corpo humano, tais como sistema tegumentar, circulatório, urinário, endócrino, digestório, respiratório, etc. Esses sistemas atuam de forma conjunta para manter o funcionamento do organismo. A parte regional é o estudo em regiões como tórax, abdômen e demais.

Sistema tegumentar

O sistema tegumentar recobre todo o corpo, protegendo do atrito, perda de água do nosso corpo para o meio externo, garante o isolamento do corpo humano, controla a temperatura, protege contra a entrada de patógenos, atua na percepção sensorial. É formado pela pele e seus anexos, como pelos, as unhas, e glândulas. A pele é o maior órgão do corpo humano e se divide em epiderme, que é a camada mais superficial, constituída de diversas camadas e a derme que se subdivide e em derme papilar e reticular.

Sistema esquelético

Constituído por ossos, cartilagens, ligamentos e tendões, esse sistema, tem a função de dar forma e sustentação do corpo humano, além de proteção de órgãos vitais. Atua em conjunto com o sistema muscular e articular, permitindo a movimentação, produz células sanguíneas na medula óssea, e armazena sais minerais. É uma estrutura rígida, resistente e dinâmica, tendo a capacidade de regeneração, quando fraturado. Os ossos podem ser classificados quanto sua forma, sendo elas, ossos longos, alongados, curtos, planos, irregulares, sesamóides e pneumáticos.

O esqueleto humano possui 206 ossos, e esses, são divididos em dois grupos, o esqueleto axial, composto por ossos do crânio e face, coluna vertebral, costelas e o esterno e esqueleto apendicular composto pela cintura escapular (escápulas e clavículas), membros superiores e inferiores.

Sistema muscular

É formado pelos conjuntos de músculos e está relacionado também com a movimentação e contração de órgãos. Tem varias funções como estabilidade corporal, produção de movimentos, aquecimento do corpo (manutenção da temperatura corporal), auxílio nos fluxos sanguíneos.

Os músculos apresentam diferentes tamanhos, formas e funções, são classificados em músculo liso e estriados cardíaco, que apresentam contração involuntária e o músculo estriado esqueléticos onde os movimentos são voluntários.

Sistema nervoso

É uma rede de comunicação de todo o corpo que garante que os estímulos sejam captados e interpretados, e que respostas a esses estímulos sejam geradas. É devido à presença desse sistema que temos a capacidade de sentir e reagir a diferentes alterações que ocorrem em nossa volta e mesmo no interior do nosso corpo. É constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal, ambos envolvidos e protegidos por três membranas chamadas meninges. O sistema nervoso é constituído por tecido nervoso, que possui como tipos celulares os neurônios que são responsáveis pelo impulso nervoso e as células da glia, que está relacionado com várias funções, tais como nutrição e regulação do funcionamento dos neurônios. Esse sistema pode ser dividido em duas porções, o sistema nervoso central, que garante a recepção e interpretação dos estímulos, sendo considerado o centro de processamento de informações do nosso corpo, constituídos pela medula espinhal e encéfalo e o sistema nervoso periférico que é responsável pela transmissão das informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso e desse para os músculos, glândulas e células endócrinas, esse sistema é constituído por nervos, gânglios e terminações nervosas.

Sistema respiratório

Esse sistema garante a captação do oxigênio do meio ambiente e a liberação do gás carbônico para o meio externo.  O sistema respiratório pode ser dividido em duas porções: uma parte condutora e uma parte respiratória. Fazem parte da porção condutora as fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e bronquíolos terminais. Fazem parte da porção respiratória os bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos. Na porção respiratória ocorrem às trocas gasosas, o oxigênio retirado do meio externo é disponibilizado para o sangue, e o gás carbônico entra no sistema respiratório para realizar o caminho inverso ao do oxigênio e ser eliminado para o meio. A respiração acontece graças a dois movimentos respiratórios chamados inspiração e expiração

Sistema circulatório

O sistema circulatório ou cardiovascular é composto pelo coração, vasos sanguíneos, e o sangue. É através desse sistema que acontecem as trocas gasosas, distribuição de oxigênio, nutrientes e hormônios para todas as células do corpo. A circulação sanguínea corresponde a todo o percurso do sistema circulatório que o sangue realiza no corpo, o sangue passa duas vezes pelo coração, esses circuitos são chamados de pequena circulação e grande circulação.

Sistema digestório

É formado por um conjunto de órgãos e algumas glândulas anexas que auxiliam no processo de digestão. A ação desses órgãos está ligada ao processo de transformação do alimento, ajudando assim na absorção dos nutrientes por dois processos chamados de digestão mecânica, onde é realizada com a mastigação, a deglutição e com os movimentos que acontecem no tubo digestivo, chamados de movimentos peristálticos e digestão química, onde os alimentos são decompostos em partículas menores graças à ação das enzimas presentes no suco digestivo, sofrendo alterações em sua composição química. Os principais órgãos desse sistema são a boca, o esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (297.9 Kb)   docx (320.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com