TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA:IMPORTANCIA DO AUTO-EXAME DAS MAMAS

Trabalho Universitário: PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA:IMPORTANCIA DO AUTO-EXAME DAS MAMAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2014  •  5.447 Palavras (22 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 22

1. INTRODUÇÃO

As mamas segundo Jacob, Francone e Lossow (1990), são órgãos reprodutores necessários que durante a gravidez secretam leite para a nutrição do recém-nascido. Cada glândula mamária está localizada anterior aos músculos peitorais e se estende como uma estrutura convexa da borda lateral do esterno À borda da axila.

O câncer de mama é um tipo de neoplasia que acomete a mama, englobando tubos que levam leite ao mamilo, os lóbulos da mama que são glândulas pequenas responsáveis pela produção do leite ou o tecido não glandular que é o tecido de sustentação da mama (LEITE, 2009).

No Brasil, o câncer de mama está em primeiro lugar em incidências nas regiões Sul, Nordeste e Sudeste, sendo responsável, respectivamente, por 24,14%, 22,84% e 23,83% dos novos diagnósticos da doença. Entre os Estados brasileiros, o Rio Grande do Sul, é um dos que apresenta maiores taxas de incidência do câncer de mama em mulheres, além do Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal (LEITE, 2009).

Países como Estados Unidos, Reino Unido, Suécia, Itália e Uruguai também apresentam taxas elevadas de incidência de câncer de mama. Devido ao amento nessas taxas, o câncer de mama é hoje considerado uma doença de extrema importância para a saúde pública de forma mundial, levando a discussões sobre medidas para promoção do diagnostico precoce e redução da morbidade e mortalidade (SCLOWITZ et al., 2005).

O tumor mamário pode aparecer uni ou bilateralmente e ainda se disseminar pelo organismo. O carcinoma da mama leva ao aparecimento de nódulos ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Esses tumores podem causar dor, secreção papilar e alterações de forma podendo ser percebidas durante a palpação ou ser indolor e percebida somente através de exames como mamografia, ultra-som, biopsia entre outros. Podem surgir também alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante à casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila (GONZALEZ, 2003).

Diante desse contexto, percebe-se a necessidade das pacientes com suspeita de câncer de mama de serem orientadas a realizar o auto-exame das mamas (AEM) e fazer consultas médicas periódicas mesmo após tratamento, principalmente as mulheres grávidas que também podem apresentar o câncer de mama, impedindo assim o risco da mãe e do feto.

Para Grube e Giuliano (2005) a realização do AEM é importante, pois eleva a possibilidade da detecção precoce, aumentando assim, a sobrevida das pacientes. Além de possuir a relevância de ser ensinado para mulheres jovens, tornando-se um hábito, incentivando-a conhecer o próprio corpo.

O câncer de mama atualmente é considerado um problema de saúde pública, entretanto o principal fator que contribui com a incidência deste mal, é a falta de informação quanto à importância da prevenção, diagnóstico precoce e falta de participação dos profissionais de enfermagem, enquanto cuidador e orientador na prevenção do câncer de mama.

2. OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral

Identificar o grau de conhecimento das mulheres sobre câncer de mama.

3.2 Objetivos específicos

• Orientar a população feminina sobre o câncer de mama;

• Orientar sobre a realização do auto-exame;

• Identificar alguns fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama;

• Participação fundamental da equipe de enfermagem no processo educativo;

3. REFERENCIAL. TEORICO

CÂNCER DE MAMA

As mamas são órgãos glandulares responsáveis pela secreção do leite, propiciando ao recém-nascido o elemento essencial nos primeiros meses de vida, sendo então, considerados anexos do aparelho de reprodução humana. A mama possui uma grande importância fisiológica e patológica, sendo a maior glândula cutânea derivada do ectoderme, adquirindo no sexo feminino um desenvolvimento notável (PONTE, 1993).

Segundo Câmara (2001), a mama é um órgão que fica na face ventral de cada hemotórax, que possui contato com o músculo peitoral maior. A mama está desde a terceira até a sétima costela, em sentido longitudinal, e estende-se da linha paraesternal até a linha axilar-ventra em sentido transverso, possuindo como medida 10 cm de altura por 12 cm de largura. É um órgão que se apresenta em número par, podendo apresentar alterações principalmente axilares que geralmente se manifestam d forma incomoda no período gestacional.

Para Tortora e Grabowsk (2002), cada mama possui uma projeção pigmentada, que é chamada de papila mamária e várias aberturas de ductos lactíferos por onde sai o leite. A área circular é chamada de aréola da mama e se apresenta enrugada devido às glândulas sebáceas. Existe ainda os ligamentos suspensores da mama, que são responsáveis pela sustentação da mama; com a idade ou por meio de esforços excessivos, esses ligamentos ficam mais frouxos, sendo então necessário o uso do sutiã, já que este retarda o aparecimento de seios caídos.

Ainda conforme os referidos autores, as glândulas mamárias possuem funções essenciais como síntese, secreção e ejeção de leite. Essas funções são chamadas de lactação e estão associados À gravidez e ao parto. O hormônio prolactina é o responsável por estimular a produção do leite juntamente com a contribuição dos hormônios progesterona e estrogênio. Já, a ejeção do leite é estimulada pela ocitocina quando o recém-nascido suga a papila mamária da mãe.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Nessa patologia ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama. Elas multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno. O câncer de mama é uma doença que tem cura, se descoberto no inicio (BRASIL, 2008).

O crescimento desordenado das células forma os tumores, esses podem ser malignos (câncer) ou benignos. Os tumores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com