TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesca

Tese: Pesca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Tese  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

A piscicultura é um tipo de exploração animal que vem se tornando cada vez mais importante como fonte de proteína para o consumo humano, principalmente pela redução dos estoques pesqueiros que, em 1991 (produção de 16.574.497 ton.) em cativeiro aumentou em 8,3% em relação a 1990 e 100% nos últimos 8 anos; Outros fatores que estão favorecendo o desenvolvimento atual da piscicultura são as modificações drásticas do hábitat, como: poluição; desmatamento e represamentos; a mudança do hábito alimentar das pessoas; o aparecimento de novos produtos mais práticos para o consumo; e, a utilização para lazer e esporte.

A piscicultura é uma atividade em ascensão dentro do setor agropecuário. Seus altos índices produtivos vêm atraindo cada vez investidores na área. Porém, como qualquer outra atividade que envolve uma cadeia produtiva elaborada, é necessário que antes de implantada, o projeto deve ser bem planejado e avaliado, garantindo assim, segurança ao sistema de produção; caso contraio, a atividade ao invés de prosperar, pode vir a apresentar prejuízos, e por conseqüência, levar ao desestímulo e até mesmo, ao abandono da atividade.

O Estado de Goiás possui um enorme potencial hídrico e climático para o cultivo de peixes e outros organismos aquáticos. Referência disso é o crescimento positivo da atividade. Porém, a carência de técnicos, repasse de tecnologia, desestruturação da cadeia produtiva e falta de uma política pública bem elaborada, faz com que ainda a atividade caminhe de forma desorganizada.

Sabe-se que o custo de implantação de uma unidade produtiva em viveiros escavados é muito elevado, por isso, é necessário a elaboração de projetos com uma engenharia moderna, baseada em informações cientificas, ecológicas e tecnológicas confiáveis. Deste modo, se consegue otimizar os custos de implantação e melhorar a produtividade. O planejamento da atividade dará confiança ao produtor, mostrando se o empreendimento é ou não, viável economicamente.

Contudo, não basta somente que o projeto de implantação seja aplicado de forma correta. É necessário também que o produtor adote boas práticas de manejo, que estabeleçam procedimentos adequados como: densidade de estocagem; uma boa qualidade de água; boa pratica de manejo alimentar; utilização de ração de boa qualidade; aplicação de fertilizantes químicos ou orgânicos de forma correta; medidas preventivas contra doenças; e, técnicas de despescas que minimizem o aporte de efluente ao meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com