TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tuismo Da Pesca

Seminário: Tuismo Da Pesca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Seminário  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

Turismo de pesca se refere ao deslocamento de turistas com interesse na pesca amadora ou profissional, cuja consciência ecológica dos pescadores prevalece como forma de preservar os recursos naturais.

O turismo de pesca vem sendo importante no cenário do turismo nacional (Brasil), pois além de movimentar a economia, tem trazido benefícios como o estímulo à pesca esportiva (pesque e solte) e a conscientização dos pescadores amadores.

Procurar uma boa agência de turismo pode evitar problemas nas viagens, além de receber consultoria sobre os melhores roteiros para pesca

Pouca exploração

A pesca amadora tem como finalidade promover lazer, turismo e desporto, e não tem fins comerciais. Ela está intimamente relacionada com o setor econômico que mais cresce no mundo: o turismo. Economicamente, a atividade ainda é pouco explorada no Brasil, e o segmento que explora este nicho do mercado ainda é pequeno.

Em 2003, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) produziu um perfil do pescador amador. Entre 1996 a 2011, o número de pescadores amadores licenciados passou de 134.778 para 287.053.

A pesca amadora movimenta ampla cadeia produtiva, em função dos bens e serviços que o pescador amador consome para realizá-la. Seu principal atrativo é o bom estado de conservação dos recursos pesqueiros, que por sua vez dependem da boa qualidade ambiental como um todo. Com esse potencial em mente, de uma atividade capaz de gerar emprego e renda aliado à conservação/preservação ambiental.

A indústria do turismo gera empregos, aumenta a renda e a entrada de divisas estrangeiras, estimula o investimento de capital e gera oportunidades para criação de pequenos e grandes negócios. Estimula também a ligação da política e economia local, regional, nacional e global.

A atividade de pesca amadora se transformou em uma indústria cada vez mais forte, que movimenta anualmente milhões de dólares em segmentos tão diversos como importação e exportação, a aqüicultura, o turismo e a mídia especializada.

De acordo com o Guia de Pesca Amadora (2001), um exemplo das potencialidades da pesca esportiva como fonte geradora de empregos e receita é os Estados Unidos. Segundo a National Survey of Fishing, Hunting and Wildlife, são gastos anualmente U$ 38 bilhões em atividades diretamente ligadas à pesca esportiva, com cerca de 37,5 milhões de pescadores esportivos licenciados, cuja demanda de serviços gera 1,2 milhão de empregos diretos. Nesse contexto, o gerenciamento a atividade é capaz de gerar receitas significativas, ao viabilizar recursos não só para o seu próprio desenvolvimento mas também para a aplicação em outros setores como turismo e meio ambiente.

A pesca é uma atividade que requer técnica e paciência, e encontra no Brasil condições propícias para prática em razão da extensa e variada malha fluvial e costa marítima, aliada a uma grande diversidade de peixes e áreas relativamente preservadas para atrair o pescador amador que ainda não explora adequadamente toda a potencialidade. O país possui grande atratividade para a prática de esportes, o lazer, a recreação e o desenvolvimento de atividades voltadas para o turismo, porém até hoje bastante inexploradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com