TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Trabalho Docente De Biologia

Trabalho Escolar: Plano De Trabalho Docente De Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  1.624 Visualizações

Página 1 de 6

Plano de Trabalho docente

Apresentação da Disciplina de Biologia

A disciplina de biologia tem como objeto de estudo o fenômeno Vida. Ao longo da história da humanidade, muitos foram os conceitos elaborados sobre este fenômeno, numa tentativa de explicá-lo e, ao mesmo tempo, compreendê-lo. Para compreender os pensamentos que contribuíram na construção das diferentes concepções sobre o fenômeno Vida e suas implicações no ensino, buscou-se, na historia da Ciência, os contextos históricos nos quais influencias religiosas, econômicas, políticas e sociais impulsionaram essa construção.

Partindo-se da dimensão histórica da disciplina de Biologia foram identificados os marcos conceituais da construção dos pensamentos biológicos descritivo, mecanicista, evolutivo e da manipulação genética. Sendo utilizados como critérios para escolha dos conteúdos estruturantes e dos encaminhamentos metodológicos. Ressaltando a importância do atual contexto social, econômico e político estabelecido a partir da compreensão da concepção de ciências enquanto a construção humana.

A Biologia contribui para formação dos sujeitos críticos e atuantes, por meio de conteúdos que ampliem o entendimento do objeto de estudo, o fenômeno Vida, suas complexidade de relações, ou seja: organizações dos seres vivos, funcionamento dos mecanismos biológicos, estudo da biodiversidade em processos biológicos de variabilidade genética, hereditariedade e implicações dos avanços biológicos no fenômeno Vida.

A metodologia de ensino da biologia envolve o conjunto de processos organizados e integrados, quer no nível da célula, de individuo, de organismo no meio, na relação ser humano e natureza e nas relações sociais, políticas, econômicas e culturais.

Para o ensino de a Biologia compreender o fenômeno Vida e sua diversidade de manifestações significa pensar uma ciência em transformação, cujo caráter provisório do conhecimento garante uma reavaliação constante de conceitos e teorias elaboradas em cada momento histórico e social.

Conteúdos Estruturantes

Os conteúdos estruturantes identificam e organizam os campos de estudo de uma disciplina escolar, permitindo assim conceituar vida em distintos momentos da história e desta forma auxiliar para grandes problemáticas da contemporaneidade sejam entendidas como construção humana, sendo assim definidos:

 Organização dos seres vivos

 Mecanismos Biológicos

 Biodiversidade

 Manipulação Genética

Para ensino da disciplina de Biologia, constituída como conhecimento, os conteúdos estruturantes propostos evidenciam de que modo a ciência biológica tem influenciado a construção e a apropriação de uma concepção de mundo em suas implicações sociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais. Tais conteúdos deverão ser abordados de forma integrada, com ênfase nos aspectos essenciais no objeto de estudo da disciplina, e assim todas as relações deverão ser desenvolvidas ao longo do ensino médio, num aprofundamento conceitual e reflexivo, com vistas a adotar o aluno das significações dos conteúdos em sua formação neste nível de ensino.

Ensino Médio: 1° ano

Organização dos Seres Vivos

Conteúdos básicos:

 Classificação dos seres vivos

Este conteúdo possibilita conhecer os modelos teóricos construídos que propõem a organização dos seres vivos e assim abordar quanto a classificação dos seres vivos na tentativa de conhecer e compreender a diversidade biológica de maneira de agrupar e categorizar as espécies extintas, a evolução molecular e o surgimento da vida, regras de classificação taxonômica, botânica e zoológica, princípios da filogenética e os organismos celulares.

Mecanismos Biológicos

Conteúdos Básicos:

 Mecanismos celulares biofísicos e bioquímicos

 Sistemas biológicos

Este conteúdo permite o estudo dos mecanismos que explicam como os sistemas orgânicos dos seres vivos funcionam. O conteúdo ira abordar desde e o funcionamento dos sistemas que constituem os diferentes grupos de seres vivos, os componentes celulares, química da célula, estruturas celulares, divisão e metabolismo celular e suas respectivas funções, a diferenciação celular e suas características e a classificação dos tecidos.

O objetivo dessa disciplina para o 1° ano do ensino médio é de identificar os elementos ambientais, percebendo-os como parte de processos de relações, interações e transformações; desenvolver o interesse e a curiosidade.

Sendo que para esta série é necessário ter o encaminhamento metodológico através de técnicas diversificadas como pesquisas, trabalhos em equipe e individual para estar incentivando o aluno na coletividade como sala; os trabalhos que forem desenvolvidos sempre estarem com o intuito de informar ao aluno os fatores que acontecem em seu cotidiano e assim fazendo uma ponte entre o conteúdo e a realidade do cotidiano do aluno. Trabalhos com filmes educativos e através destes fazer questionamentos aos alunos dos fatores que ocorrem nesse, e relacionar estes ao conteúdo estudado. O uso da internet como ferramenta de pesquisa escolar e quando possível utilização de laboratório para práticas e até mesmo o jardim da escola se o ambiente permitir; palestras relacionadas à área da saúde com tempos diversos como exemplo a Reprodução que engloba as Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Recursos possíveis aulas expositivas, utilização da TV pen drive, vídeos, filmes, livros didáticos, revistas, jornais e práticas em laboratório.

A forma de avaliar a sua participação do aluno, na resolução de questões, através de avaliações bimestrais com questões subjetivas e dissertativas; trabalhos de pesquisas; trabalhos em equipe; o comportamento em classe.

Ensino Médio: 2° ano

Organização dos Seres Vivos

Conteúdos Básicos:

 Classificação dos seres vivos

Este conteúdo possibilita conhecer os modelos teóricos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com