TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Trabalho Docente

Por:   •  18/4/2014  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

Para a elaboração do Plano de Trabalho todos os professores precisam ter conhecimento sobre os métodos, principalmente o da concepção, que está no Projeto Político-Pedagógico. Nenhum método é cem por cento eficazes, no entanto, o desconhecimento dos mesmos deixa o professor desorientado para a realização de seu trabalho. Após a elaboração da nossa pesquisa houve a necessidade de deixarmos as seguintes sugestões para a elaboração do Plano de Trabalho Docente:

Sobre os objetivos:

a) Ter conhecimento sobre o que se pretende com o conteúdo a estudar, saber por que tal conteúdo é importante na vida do aluno.

Sobre os conteúdos :

a) Conhecer o Regimento Escolar, LDB, Projeto Político-Pedagógico, Regimento Escolar, Currículo, Planejamento, dentre outros.

b) Saber qual é o objeto de estudo de sua disciplina e também das demais, para quando necessário, fazer um plano de aula participativo.

c) Ter domínio dos conteúdos estruturantes.

d) Selecionar os conteúdos específicos.

e) Pesquisar o máximo de referências que descreva sobre a unidade ou conteúdo, e elaborar sua própria aula, ter autoria sobre seu plano de trabalho e anotar tanto sua fala quanto as dúvidas e dificuldades dos alunos, como também do professor, pois em outras oportunidades essa aula poderá ser um excelente trabalho acadêmico, de pós-graduação, mestrado e doutorado. Lembre-se, o professor é o melhor pesquisador da sala de aula.

f) Saber graduar os conteúdos de acordo com a série, visto que a organização curricular da escola é em regime seriado.

g) Priorizar quais conteúdos será essencial em sua disciplina no espaço e tempo escolares.

Sobre encaminhamentos metodológicos:

a) O professor antes de preparar suas aulas, deve saber quem e como são os alunos com os quais irá trabalhar. Apesar dos conteúdos já estarem postos na Proposta Curricular, para a questão metodológica, faz-se necessário ter conhecimento de outros elementos que interferem diretamente em sala de aula: como indisciplina, questões afetivas, enfim, problemas de natureza diversa. Embora o papel do professor seja trabalhar com o conhecimento sistematizado, não há como fugir dessas situações, pois, muitas vezes, é nas relações interpessoais da sala de aula que se manifestam todas as situações que cada aluno vive individualmente.

b) Utilizar-se de metodologia que tenha como pressuposto a concepção de aluno que a escola pretende formar.

c)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com