TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planos de Aula

Por:   •  2/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

O professor iniciará a aula com uma explicação sobre os carboidratos, questionando a turma sobre as principais funções que eles exercem; com o auxílio do livro didático, deverá incentivar a turma a questionar quais alimentos possuem mais carboidratos. Após este momento, o professor levará os alunos para o laboratório de ciências (se houver) ou para um local devidamente preparado. Deverá, então, propor aos alunos que realizem um experimento de detecção de amido nos alimentos, utilizando para isso materiais ricos em amido, tais como batata, leite, leite com amido, mandioca, etc., e maisena, além do iodo de lugol como indicador da presença de amido.

Procedimento:

1. Preparar um tubo controle, onde haverá mudança de coloração da solução, usando 1ml de Amido Padrão;

2. Preparar um tubo controle, onde não haverá mudança de coloração da solução, usando 1ml de água;

3. Colocar em vários recipientes os diferentes alimentos utilizados no experimento

4. Pingar uma gota de Iodo de Lugol diretamente nas amostras e nos tubos-controles;

Ao observar os resultados, o professor explicará a relação da quantidade de amido presente nos alimentos juntamente com sua função, pois alimentos tuberculosos como a batata e a mandioca, por serem reservas energéticas, armazenam grandes quantidades de amido. Já o leite pode ser adulterado com amido, para que possa “render mais”.

O professor de Biologia, Juntamente com o de Química levará os alunos ao laboratório de ciências para a realização desta atividade. Ambos os professores acompanharão os alunos nesta experiência sobre Ácidos Graxos, e para isto necessitarão de materiais como béquer, tubos de ensaio e óleos comuns (girassol, soja, linhaça, etc.), alem de utilizar o iodo de lugol. Os professores irão explicar a experiência juntos, cada um dando foco em sua área, mas ambos se baseando na ligação do iodo com as duplas ligações do acido graxo insaturado.

Procedimento:

1. O professor irá preparar quatro tubos de ensaio. Em cada um será colocado 5ml de clorofórmio

2. No primeiro tubo será colocado 2ml de óleo de girassol; no segundo, 2ml de óleo de linhaça; no terceiro, 2ml de óleo de soja; e o quarto tubo ficará apenas com o clorofórmio, para servir de controle.

3. Em cada tubo serão colocadas então duas gotas de solução de iodo de lugol

4. Após adicionar iodo na solução, o professor deverá utilizar uma pipeta para misturá-las.

5. Após misturar as soluções, elas deverão ser deixadas em repouso para que a reação aconteça;

6. Após certo tempo, os alunos e os professores deverão avaliar os resultados do experimento.

Cabe a ambos os professores explicar a reação do iodo com os ácidos graxos; se, em um acido graxo, houver uma dupla ligação, o iodo será consumido em uma reação de halogenação, a dupla ligação será quebrada e a coloração da substância mudará.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com