TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de Microbiologia

Por:   •  29/5/2015  •  Resenha  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DO FUTURO

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Ariel B. Santos Estanislau

 Bruno Damasceno Da Cunha

 Fernanda Almeida Borges

 José Clarisson Canova

 Luana Roncati Da Silva

 Suellen Moreira Linche

Welida Evelem

  Yan Lucas Gomes Dutra

MICROBIOLOGIA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 4

MANHUAÇU

MARÇO/2015

Introdução

        O controle de microorganismos se refere às diferentes formas de matar ou remover os microorganismos, reduzir o número e inibir o crescimento. O método de escolha depende do tipo de material que contém o microrganismo. Este controle pode ser feito através de métodos físicos emétodos químicos. Abaixo estão os principais métodos físicos.

Calor

Quando uma população de bactéria  é submetida ao calor, suas proteínas são desnaturadas. Há fluidificação dos lípideos na presença de calor úmido. Os microorganismos são considerados mortos quando perdem a sua capacidade  de se multiplicar de forma irreversível. Quando falamos de calor seco, oxidação. Porém devemos levar em consideração que cada microorganismo responde de uma forma, de acordo com sua resistência, quantidade e estágios metabólicos. O método a ser escolhido deve ser aquele mate as formas mais resistentes de microorganismos. Os três parâmetros que podem expressar essas diferenças: temperatura, tempo e grau de resistência.

Quando uma população microbiana é submetida ao calor, a redução do número de indivíduos viáveis ocorre de forma exponencial. Portanto, quanto mais tempo se passar exposto ao calor, menor a quantidade de microorganismos em determinado meio. Segundo Flavio Alterthum, um material será considerado estéril quando trabalhamos na faixa de probabilidade de encontrar um indivíduo vivo é de 1/10-6  (um para um milhão).

Calor úmido

 Fervura

O mecanismo de ação da fervura é a desnaturação de proteínas. Não é um método de esterilização, mas após cerca de 15 minutos de fervura pode matar uma grande quantidade de microorganismos, mas não é eficaz contra endósporos bacterianos e alguns vírus. Normalmente este método é utilizado em desinfecções caseiras, preparo de alimentos, etc.

 Autoclavação

O mecanismo de ação da autoclavação é a desnaturação de proteínas. Se os materiais a serem submetidos à autoclavação não forem deformados pelo calor ou umidade, este é o melhor método a ser empregado. A autoclave é um aparelho que trabalha com temperatura e pressão elevadas. Quando os microorganismos estão diretamente em contato com o vapor a esterilização é mais eficaz. Utiliza-se esse processo para esterilização de meios de cultura, soluções, utensílios e instrumentos.

Objetivo

Esta prática tem como objetivo avaliar o efeito do calor seco e calor úmido sobre populações de Escherichia coli e Bacillus sp

Metodologia

Esta prática utilizou se de culturas liquidas de Escherichia coli e Bacillus SP em tubos de ensaio com tiras de papel filtro esterilizados, frasco erlenmeyer  contendo caldo de nutriente estéril, pipetadores automáticos de 0,1 ml e ponteiras estéreis.

        Identificar os tubos de ensaio contendo tiras de papel filtro esterilizados com os números de um a seis e com a turma, a data e os microrganismos e tipos de tratamento; embebedar as tiras de papel filtro dos tubos 1,3 e 5 com 0,1 ml da cultura de Escherichia coli e os tubos 2,4 e 6 com 0,1 ml da cultura de bacillus SP, sob condições de assepcia.

        Conforme tabela abaixo, iremos submeter os tubos 1 e 2 a tratamento em autoclave por 20 minutos a 121

Resultados e discussão

  1. Inconclusivo
  2. Inconclusivo

Conclusão

Após adicionados os m icrorganismos nos meios de cultura e adicionados as temperaturas adequadas para seu crescimento não tivemos conclusão para análise.

Questões

  1. Cultivamos bactérias em meio liquido (caldo) e em meio sólido (em placas de Petri). Quais as vantagens que oferecem estes dois tipos de cultivos?

 As vantagens oferecidas são que pelo meio líquido permite determinar a quantidade de microrganismos, já o meio solido permite o isolamento destes microrganismos.

  1. Baseando-se em seus resultados experimentais, pode-se afirmar que todas as bactérias são capazes de crescer em meio completo? Explique

           Não, Para seu crescimento são necessários vários fatores que impliquem                  no seu crescimento fatores este que pode ser PH da água temperatura não adequada para o crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com