TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Previna-se

Por:   •  12/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

Prevenir para não remediar

   A dengue é um dos principais vírus que assola a população mundial, transmitida pelos mosquitos da família Aedes, que vivem em ambientes tropicais, onde se reproduzem com facilidade, acharam no Brasil um clima propício para seu ciclo de vida. A doença chegou ao país pelos navios negreiros vindos da África onde havia grandes focos de dengue. Entre os sintomas da doença estão; febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares e erupção cutânea semelhante a do sarampo, em casos extremos a dengue pode evoluir para a hemorrágica onde o quadro clínico é dado como grave, o vírus fica em torno de uma semana no corpo do infectado.

   No tratamento da doença o trabalho é feito com reidratação oral ou intravenosa, nos casos graves é feita a transfusão sanguínea, mas para garantir uma recuperação rápida é necessário um diagnóstico precoce, pois quanto mais tarde ser a ida até um centro médico mais alto será o risco de óbito do infectado.  

   O Brasil teve aumento de 49,6% nos casos de óbito por dengue em comparação a 2014 para 2015, isso por causa do descuido da população com o lixo e a água parada além da ida tardia ao hospital o que representa a metade dos casos, muitas vezes por falta de informação ou desconhecimento dos sintomas, o que expressa a falta de ajuda em locais que as campanhas contra a dengue não chegam.

   A pouco tempo cientistas brasileiros criaram mosquitos modificados geneticamente que não possuem o vírus transmissor, esses teriam o papel de se procriar com os que possuem e gerar descendentes sem a doença, mas ainda são muito poucos insetos para o combate em todo o país.

   Os mosquitos Aedes são de ciclo curto, mas no entanto seus ovos são colocados em grande quantidade e resistem sem água por vários meses, podendo esperar pelas chuvas que são abundantes no nosso país, os Aedes gostam de se alimentar nas partes do dia em que o sol não é predominante, na parte da manhã e durante o anoitecer sendo sempre quando não há grande quantidade de luz no ambiente, sua cor é visivelmente característica da espécie, tendo o corpo marrom e pintas brancas nas pernas o que os diferencia dos demais mosquitos.

   Conclui-se que para o combate da dengue no Brasil faz-se necessário o trabalho em conjunto de todos os cidadãos, cada um fazendo a sua parte, não jogando lixo nas ruas ou em terrenos baldios, não destruindo a natureza e cuidando para não deixar água parada em recipientes como potes de flor, vasilhas entre outros. E principalmente que a população brasileira se conscientize e ajude a prevenir a dengue, pois o combate é um dever de todos, e o mosquito não escolhe suas vítimas podendo ser qualquer pessoa a próxima ter de sofrer com a doença.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com