TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de oxidação de plantas

Artigo: Processo de oxidação de plantas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Artigo  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  382 Visualizações

A faca libera uma substância que causa o escurecimento. Ao cortarmos a maçã e a abobrinha verde, também estraçalhamos algumas de suas células.

As enzimas presentes nos alimentos são liberadas. Além disso, o contato com oxigênio causa o que chamamos de oxidação, quando o alimento entra em contato com o ar.

Ao cortamos a maçã, ela sofre um processo de oxidação, ou seja, suas células cortadas liberam enzimas que entram em contato com o oxigênio deixando sua aparência escura.

Algumas variedades da fruta costumam ficar marrons mais rápidas do que outras por causa de uma reação química catalisada por uma enzima chamada polifenoloxidase (PPO). Como as maçãs possuem variações em seus níveis de PPO, algumas variedades podem ficar mais escuras por causa de um alto nível dessa enzima.

No caso da abobrinha verde, ouve uma mudança da estrutura, e o alimento ficou murcho logo depois de expostos a uma alta temperatura.Uma das características da célula viva é a sua capacidade de permitir reações complexas se sejam processadas rapidamente, relacionado a temperatura do meio circulante ( ambiente, sol e refrigerado). Por isto devermos ter o cuidade de como armazenar os alimentos, pois de acordo com a sua função enzimática, podemos acelerar ou catalisar outros gazes que atuam na natureza proteica, que impactam na oxidação ou deteriorição dos alimentos, ocasionando surpresas no ato de consumi-las.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com