TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa Sustentável de Troca de Resíduos Recicláveis

Por:   •  1/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.308 Palavras (10 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 10

elaine antunes de matos

ECOBUS - Programa Sustentável de Troca de Resíduos Recicláveis por Passagens de Ônibus

Lages

2016

elaine antunes de matos

ECOBUS - Programa Sustentável de Troca de Resíduos Recicláveis por Passagens de Ônibus

Projeto de Educação Ambiental apresentado à disciplina de Gestão Ambiental do curso de Letras Português

Lages

2016


lista de tabelas

Tabela 1 – Quantidade equivalente à troca de resíduos        7

Tabela 2 – Cronograma        8

Tabela 3 – Quantidade equivalente à troca de resíduos do programa Mobilidade Urbana        10


sumário

1        introdução        4

2        Objetivo Geral        6

2.1        Objetivo Específicos        6

3 METODOLOGIA        7

3.1 LOCAL        7

3.2 CRONOGRAMA        8

4        RESULTADOS ESPERADOS        9

5        DISCUSSÃO        10

6        CONCLUSÃO        13

7        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14



  1. introdução

A poluição ocasionada pelos veículos de transporte e do descarte inadequado de resíduos são duas dos principais tipos de poluição. O descarte de lixo em locais indevidos pode ocasionar graves danos à natureza. A poluição do solo consiste na deposição, disposição, descarga, infiltração, acumulação, injeção ou enterramento no solo ou no subsolo de substâncias ou produtos poluentes, em estado sólido, líquido ou gasoso. A degradação do solo pode dar-se por: desertificação, utilização de tecnologias inadequadas, falta de práticas de conservação de água no solo, destruição da cobertura vegetal. Já a contaminação dos solos dá-se principalmente por resíduos sólidos e líquidos, águas contaminadas, efluentes sólidos e líquidos, efluentes provenientes de atividades agrícolas, etc. (MARTINS, 2002, p. 99).

Os veículos automotores emitem gases tóxicos na natureza poluindo o ar. Gases como monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), dióxido de enxofre (SO2), aldeídos (CHO), dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NOx) entre outros; reduzem a visibilidade, causam a chuva ácida,  irritação nos olhos e nas vias respiratórias, causam o efeito estufa, a smog (névoa de poluição que dificulta a visibilidade) dentre tantos outros danos ao meio ambiente (OLIVEIRA, 2007). Como tentativa de resolução e/ou amenização desses problemas, três projetos foram desenvolvidos pelo Brasil. Na Zona Oeste do Rio, as pessoas podem agora trocar cinco embalagens recicláveis por uma passagem de ônibus. Em Curitiba, o programa Câmbio Verde também permite a troca de dois litros de óleo usado por um quilo de alimento. No Maranhão, o Programa de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL, a CEMAR denominado “ECOCEMAR” promove a troca de lixo reciclável (resíduos) por bônus na conta de energia elétrica dos consumidores, com destinação organizada do material à indústria de reciclagem. Além de promover a destinação adequada do material recolhido, o projeto desenvolve ações educativas junto aos consumidores, que recebem orientação sobre reciclagem de resíduos, coleta seletiva e como participar do projeto com a distribuição de material educacional.

Baseando-se nessas iniciativas que o projeto “ECOBUS”, que consiste na troca de resíduos por passagens de ônibus, foi idealizado. Trata-se de um programa de cunho sustentável que consiste em incentivar a reciclagem de lixo e o uso do transporte coletivo. Contribuindo assim para a redução da poluição do meio ambiente, das enchentes e outros problemas causados pelo lixo descartado em locais indevidos e da poluição do ar, causada pelos gases tóxicos emitidos pelos carros, já que incentiva o uso do transporte coletivo reduzindo assim a quantidade de automóveis nas ruas. Em troca disso a empresa privada de transporte público urbano de Lages – Transul ® tem como devolutiva a isenção parcial de seus impostos.


  1. Objetivo Geral

- Propiciar à população da cidade de Lages uma alternativa e um incentivo para o descarte de resíduos através de uma troca por passagens de ônibus.

  1. Objetivo Específicos

- Conscientizar a população da cidade de Lages sobre a importância da reciclagem.

- Proporcionar um auxílio à população lageana, tendo em vista que, por ser uma empresa privada, as passagens encontram-se em um preço elevado.

- Diminuir o tráfego de transportes particulares.

- Melhorar a complexidade da mobilidade urbana.

- Incentivar o uso do transporte coletivo explicitando suas razões para o feito.

- Beneficiar a empresa privada de transporte público da cidade de Lages com a proposta de isenção parcial de impostos.

- Contribuir para a solução de problemas ambientais que causam poluição através de descarte inadequado de resíduos.


  1. 3 METODOLOGIA

Para dar início ao projeto será realizada a apresentação dos benefícios aos órgãos responsáveis. O próximo passo inicia com a divulgação através dos veículos de informação e de panfletagem a partir dos subsídios. Após essa fase inicial, a organização dar-se-á através de calendários onde os dias de funcionamento de cada posto de coleta estarão dispostos conforme uma escala, a fim de propiciar o bom atendimento da comunidade em geral. Os resíduos serão trocados por recargas nos cartões de passagens para a comunidade de acordo com a Tabela 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (156.9 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com