TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Animais do Nosso Planeta

Por:   •  21/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 6

Projeto: ANIMAIS DO NOSSO PLANETA.

Turma: 3° ano (8 a 10 anos)

Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Selvino Ritter

Município/Estado: Estância Velha, RS.

Período de Prática: 01/10/2012 à 16/10/2012

 Caracterização da Realidade:

      A Escola Municipal de Ensino Fundamental Selvino Ritter, foi inaugurada no dia 08 de setembro de 1987, completando neste ano de 2012, 25 anos. Foi criada devido ao crescimento demográfico do bairro Floresta, local onde ainda hoje se encontra instalada. Iniciou com 64 alunos, mas já no ano de 89/90, precisou ser ampliada devido ao aumento considerável de alunos. Em 2004 passou por reforma e ampliação tanto do espaço físico como docente devido ao aumento da população no bairro a escola agora contava com aproximadamente 360 alunos. A Escola hoje além das salas de aula, conta com um laboratório de informática, um de ciências, sala para atividades de educação física, cozinha, biblioteca, sala de recursos, quadra esportiva coberta e uma praçinha com vários brinquedos alem de áreas cobertas. Procurando complementar e enriquecer o conhecimento dos alunos, desenvolve projetos no turno contrário, como: futebol, banda, dança, entre outros. Também conta com projetos de desenvolvimento através de jogos como o ‘mente inovadora’, o qual tem o objetivo de abrir os horizontes dos alunos, onde aprendem a diante de um problema parar, pensar e depois agir.

      O terceiro ano conta com aproximadamente 24 alunos, uma sala ampla e arejada com disponibilidade de jogos, livros para leitura livre e didáticos além de revistas e muitos trabalhos expostos na parede bem como cartazes informativos de auxilio ao aprendizado das crianças.

 Justificativa:

“Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação à natureza e aos animais.” Victor Hugo.

       Os animais fazem parte da nossa vida e convivem conosco dividindo o mesmo espaço no planeta. Juntamente com o conhecimento sobre os animais em geral, precisamos conscientizar as crianças da importância dos animais para o equilíbrio do meio ambiente. A sensibilização sobre a preservação das áreas naturais se faz necessária desde a infância, pois é seu próprio futuro que está em jogo sendo um dos maiores temas deste século.

       O tema do projeto desperta o interesse e a curiosidade natural das crianças desta faixa etária que em geral, contam com várias informações relativas a ele, através da leitura de histórias, desenhos animados, jogos, etc.

Objetivo Geral:

      Compreender as principais diferenças e semelhanças existentes entre os animais, bem como a conscientização de sua importância em nosso ecossistema.

Objetivos específicos:

- Caracterizar diferentes animais quanto ao seu habitat, quanto a sua alimentação e as suas características específicas;

- reconhecer a importância dos animais em nosso planeta;

- identificar a utilidade dos animais para o ser humano;

- participar de atividades lúdicas que desenvolvam a motricidade, o aprimoramento da expressão gestual e corporal bem como a coordenação motora;

- desenvolver a interpretação de texto, a autonomia e uma identidade crítica sobre os assuntos abordados. 

Conteúdos:

      Os animais, suas características, classificação, alimentação, reprodução e habitat. (Ciências, Português, Artes e Matemática.).

      Conteúdos que servirão para desenvolver a linguagem, expressão, criatividade, conscientização, utilização da narrativa para descrever fatos, pintura, socialização, trabalho em grupo, compreensão e interpretação dos fatos.

Metodologia e recursos:

      Todos os dias iniciarei a aula com uma oração espontânea. Na sequência iremos ouvir e dançar com a música da Xuxa “Imitando os animais”.

Cronograma de ação:

Primeiro dia: Após a introdução da oração e da música me apresentarei à turma bem como irei conhecê-los e relatar que trabalharemos juntos durante duas semanas num projeto sobre animais. Irei iniciar um diálogo com os seguintes questionamentos e levantar dúvidas sobre qual a real curiosidade dos alunos:

- o que vocês sabem sobre os animais?

- o que gostariam de saber sobre eles?

- Existe algum animal que gostariam de conhecer mais a fundo?

- vocês sabem quais os animais existentes na nossa região?

- quem tem animal de estimação e qual é?

- alguma curiosidade que gostaria de compartilhar com a turma sobre seu bichinho?

Após fazer os registros de algumas questões levantadas para serem retomadas em outro momento iremos ler a história: “O tribunal dos bichos”.

Ao final da história, deverão responder em uma folha a seguinte questão: Se você fosse um dos jurados que decisão tomaria?

Segundo dia: iniciaremos com um texto no quadro sobre “curiosidades no reino animal”

Após copiarem iremos ler, dialogar e fazer uma interpretação do texto.

Usando recortes de revistas em formas geométricas, colar em seu caderno formando bichos diversos como num tangram.

Terceiro dia: após a rotina distribuirei uma folhinha com texto informativo sobre animais vertebrados e invertebrados. Leitura e interpretação do texto, atividades relacionadas ao texto preenchendo lacunas.

Também iremos ao laboratório de informática onde irão trabalhar explorando um jogo educativo contendo varias questões envolvendo a classificação dos animais e a cada acerto ganharão pontos: professoragisane.blogspot.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com