TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto com animais

Por:   •  8/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo enfocar um animal como intervenção pedagógica Assistida por Animais, bem como avaliar as mudanças de comportamentos em crianças após contato diretamente com animais.

Afinal alguns animais fazem presente na vida do homem com participação ativa de algumas atividades, tais como: caça, tração, locomoção, pastoreio, guarda, companhia e tantas outras.

Ao decorrer da história da humanidade, a domesticação de algumas espécies
transformou tanto os animais quanto os hábitos e o modo de vida de muitas pessoas.
Sabendo que alguns povos de diferentes culturas mantêm vínculos afetivos com essas espécies.

 Segundo relatos do último registro até nos dias atuais encontrado, convém afirmar que sobre essa relação é a descoberta de um túmulo em Israel acontecido há 12 mil anos atrás, onde foi
encontrado o corpo de uma mulher idosa enterrada com sua mão segurando um filhote de cachorro. Em sua fala Wilson (2004) tenta explicar esta relação referindo que: “A coragem e a tenacidade com que um cão protege seu dono parecem ter origem na solidariedade que seus ancestrais selvagens encontravam as alcateias.
Nesse sentido, o cão atual é um lobo que vive numa matilha humana”.
nesse pressuposto convém  afirma também que, o homem tem necessidade de se sentir mais próximo da natureza mantendo um relacionamento com o animal. Sendo assim, é importante frisar nos últimos tempos surgiu o crescimento interesse cientifico pelo estudo da relação homem-animal, tendo em vista seu potencial terapêutico, cognitivo e comportamental.
diversos relato vem comprovando que a participação de animais na vida das pessoas vem contribuindo para grande avanço na parte cognitiva e também no processo do ensino aprendizagem, para alunos que apresentem dificuldades no cognitivo.

Nesse pressuposto, é de suma importância dar enfoque no processo ensino aprendizagem, através da intervenção pedagógica a partir da Terapia Assistida por Animais.

A terapia assistida por animais (TAA) pode ter vários nomes: terapia facilitada por animais, pet-terapia, zooterapia, cinoterapia (quando se faz uso de cachorros na prática desta atividade), equoterapia (com o uso de cavalos) e pode até ser denominada atividade assistida por animais (AAA) quando tem um direcionamento e um objetivo diferente da terapia.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Nome da escola: ESCOLA DE ENSINO   SERELEPE

Ano ou série: EDUCAÇÃO INFANTIL 2ª FASE (5 ANOS)

Número de alunos: 14 Meninos: 9 Meninas:

Descrição do perfil da turma:

  A turma é composta por 23 crianças, sendo 9 meninas e 14 meninos.

São bem agitados e com dificuldades em obedecer regras impostas a eles.

Houve no início, algumas dificuldades na divisão e uso dos materiais coletivos como brinquedos e outros, porém essas dificuldades foram sanadas, no decorrer de muitas conversas.

Alguns alunos apresentam uma fala bem infantilizada, para sua faixa etária, com dificuldades na articulação de algumas palavras e trocas de fonemas, considerado natural para sua idade.

 É um grupo bem heterogêneo, porém um fato mereceu toda minha atenção por que a maioria das crianças preferem brincar sozinha, ficam de longe observando o que outras crianças estão fazendo. Nota claramente um isolamento por grande parte delas, e isso é preocupante.

Na realização das atividades que lhes são propostas, a maioria são participativos realizando-as com muito capricho e interesse, salvo os casos dos alunos que não conseguem concentrar em nada e mais um caso, um aluno que se mostra diferente aos demais do grupo, chora facilmente, apresenta dificuldades de agressividade com seus pares.

A turma num aspecto geral, gostam de participar das atividades pedagógicas e recreativas, com exceção da criança que prefere viver isolado do seu grupo, chamando atenção tempo todos, com atitudes pouco aprovadas.

As atividades lúdicas, brincadeiras e jogos tem sido de vital importância para melhorar a adaptação e socialização das crianças.

Trabalhei com dois alunos que tem maiores problemas comportamentais, em sala de aula.
Daniel  5 anos e Guilherme de 6 anos. 
Daniel de apenas cinco anos apresenta bastante desempenho na área recreativa, mas dentro da sala de aula muda totalmente o seu comportamento, fica agressivo com seus colegas e também com professor, não foca atenção nas aulas e poucas vezes  conclui suas atividades.
Guilherme  é um menino muito ativo e a todo tempo conversa em sala de aula, apresenta dificuldade em sentar no seu lugar, tira atenção dos colegas e do educador, provocando-os tempo todo, passa nos lugares e pega lápis dos colegas, sai correndo pela sala, dificultando manter atenção na sala de aula.

Os mesmos não respeitam as regras impostas em sala de aula afetando o comportamento dos demais alunos em sala. 
Na parte de dificuldade em aprendizado trabalhei com Marcos de seis anos.
o pequeno Marcos apresenta serias  dificuldades na concentração e aprendizado, não se integrando com os demais da sala, vive em um mundo imaginário, dificultando assim sua produção. Ele apresenta comportamento muito tímido, se isolando de seus pares e não consegue interagir, dificultando o trabalho do educador.

Ao deparar com tantas dificuldades, desses alunos. Foi pensado numa proposta de amenizar essas dificuldades, ajudar a diminuir a agressividade dos alunos, estimular e interagir com mais facilidade.
Como mecanismo pedagógico foi sugerido introduzir uma intervenção Assistida por Animais, com esses alunos a fim de auxiliar nas mudanças e hábitos comportamentais, criando um laço de amor, respeito mostrando carinho e apego a esse animal. Assim sendo que com essa intervenção, eles se sintam mais acolhido no grupo, passando a respeitar os colegas e professora.

Pensa que o projeto trata-se de uma prática educativa onde o animal contribui com o educador no processo de ensino aprendizagem, uma vez que os animais tornam-se uma influência motivadora, ou seja uma força geradora no avanço da qualidade e desenvolvimento da aprendizagem.

Para melhor e maior interação com esses alunos foi pensado no cachorro. O cão foi o escolhido por ser um animal de maior facilidade de se lidar e se relacionar. A proposta é desenvolver a responsabilidade, autonomia e saber que aquele animalzinho precisa e depende deles para todas suas necessidades, atribuindo –lhes responsabilidade em dar comida, agua e banho, num tempo estipulado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com