TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PLANETA LEITURA

Pesquisas Acadêmicas: PROJETO PLANETA LEITURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS – UNEAL

DISC.: METODOLOGIA DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA

CURSO: LETRAS NOTURNO

PROF. LYGIA JANAINA

PROJETO PLANETA LEITURA

SÃO MIGUEL DOS CAMPOS – AL

2014

MARIA MARAÍSA CRUZ

MARIANA EMILIANO DE SANT’ANA

PROJETO PLANETA LEITURA

Trabalho requisitado para obtenção de nota na disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, sob orientação da Prof. Ms. Lygia Janaina.

SÃO MIGUEL DOS CAMPOS – AL

2014

PLANETA LEITURA

Problema: A leitura ainda é pouco cultivada na escola, um espaço onde se deveria respirar cultura e informações.

INTRODUÇÃO

A leitura sempre foi motivo de preocupação constante dos profissionais que atuam na educação. Geralmente, quem não lê (ou lê mal) também escreve com dificuldade e apreende o mundo de maneira menos expressiva. O ideal seria que todo ambiente ao redor do educando o incentivasse à leitura, não tendo assim, apenas a escola como único local de acesso aos livros. Se infelizmente, isso não ocorre, é preciso que o hábito da leitura seja desenvolvido de maneira adequado e prazeroso, útil e enriquecedor, ao universo escolar e á realidade social do aluno.

Por isso esta proposta de estudo da língua tem por finalidade desenvolver os varios gêneros textuais.

Para Bezerra (2002), o trabalho com gêneros textuais na sala de aula favorece a aprendizagem da oralidade, leitura e escrita de textos diversos, com funções específicas, visto que a orientação do professor não será mais a de considerar apenas o aspecto formal do texto escrito, mas o de proporcionar o uso efetivo de texto por parte dos alunos, abrindo-lhes oportunidades de se desenvolverem como cidadãos de uma sociedade letrada. Assim, a leitura e a escrita não serão apenas práticas escolarizadas.

OBJETIVOS GERAIS

Valorizar a leitura como fonte de informação e aprendizagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capaz de expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os outros, contrapondo quando necessário.

Compreender os textos orais e escritos os quais defrontam em diferentes situações de participação, interpretando-os corretamente e deduzir pelo raciocínio as intenções de quem o produz.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Desenvolver o hábito da leitura;

• Ampliar a visão de mundo e inserir o leitor na cultura letrada;

• Estimular a capacidade de compreender textos orais, escritos e de produzir textos;

• Formar leitores fluentes;

• Refletir sobre o real papel do livro e trabalhar para o seu resgate;

• Compreender a importância da leitura e sua relação com a cidadania, o prazer e a necessidade de ler;

• Entender a leitura como uma função formadora, algo interessante e desafiador.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A leitura contribui para o prazer pessoal e amplia os interesses do indivíduo. Todas essas conquistas podem levar a uma vida bem sucedida.

A leitura ajuda no desenvolvimento e na personalidade do indivíduo, e é um dos aspectos mais importantes para o aluno como ponto de partida para a aquisição de conhecimentos, meios de comunicação e socialização.

Ler é um processo dinâmico e ativo implicando não só, a apreensão do significado do texto, mas a incorporação de nossa experiência e visão de mundo como leitor. A cada leitura essa interação dinâmica leitor/texto favorece a produção e a escrita de novo conhecimento e a expressão de uma linguagem diferenciada.

Ler é quase comentar um texto; é sublinhar, com a voz, as palavras essenciais... É ainda se colocar em harmonia com os sentimentos que o autor exprime, entregá-los e comunicá-los em torno de si: um sorriso, uma voz emocionada, olhos em que se pode ver lágrimas despontando, tudo isso é um comentário que dura longamente.

A leitura é um ato que, também, depende de estímulo e motivação. A prática da leitura é uma tarefa essencial para a construção do conhecimento e um deflagrador do sentimento e opinião crítica do indivíduo.

Ler onde e quando mais lhe convém, no ritmo que mais lhe agrada, podendo apressar ou retardar a leitura, interrompê-la, reler ou parar para refletir, o seu bel-prazer. Ler o que , quando, onde e como bem entende. Essa flexibilidade garante o interesse contínuo pela leitura, tanto em relação à educação quanto ao entretenimento.

segundo BAMBERGER a leitura favorece: [...] a remoção das barreiras educacionais de que tanto se fala, concedendo oportunidades mais justas de educação principalmente através da promoção do desenvolvimento da linguagem do exercício intelectual, e aumenta a possibilidade de normalização da situação pessoal do individuo.

A produção de texto está relacionada com a prática de leitura de cada um. Quem lê produz e escreve mais.

PAULO FREIRE concebia leitura a partir de leitura do mundo, definido como “o modo de pensar, ou seja, a visão que a pessoa possui da realidade”.

Por este motivo é necessário trabalhar com diversos tipos de textos na sala de aula.

METODOLOGIA

Programa de rádio incentivando os alunos da importância da leitura;

Empréstimo de livros de literatura para os alunos lerem em casa;

Hora do conto: Leitura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com