TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Interdisciplinar 4 Semestre Ads Anhamguera

Por:   •  3/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 8

                 [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE TÉCNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Portfólio Interdisciplinar Individual

Professores:

Atividade Interdisciplinar

CURSO SUPERIOR DE TÉCNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA, TRABALHO REALIZADO PARA A CONCLUSÃO DA MATÉRIA  ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

Sumário

Introdução        4

Tarefa 1        4

Tarefa 2        6

Tarefa3:        7

Tarefa 4:        9

API:        9

API REST:        9

Webservice:        9

JSON:        10

Conclusão:        10

Referencias:        11

Introdução

Nessa tarefa de encerramento do semestre apresentarei as principais vantagens de se ter uma nuvem pública e privada, buscando ajudar a empresa Delta a escolher a que mais se encaixa no perfil da empresa, na seguinte tarefa trarei uma pesquisa explicando os estados de um processo, apresentarei uma página HTML que modifiquei buscando apresentar uma página de login com redirecionamento e na quarta tarefa falarei de API Android e sua relação e uso do protocolo HTTP relacionando os mesmos aos assuntos propostos.

Tarefa 1

A computação em nuvem já é uma realidade tanto no mercado mundial quanto no brasileiro. A extensa série de vantagens que o uso dessa tecnologia nas empresas traz leva a entender por que esse mercado se tornou atrativo de forma tão rápida e intensa.

Existem diversas modalidades de computação em nuvem, e todas facilitam de forma imediata a vida dos usuários e gestores de TI. Não é à toa que essa tecnologia passou de uma tendência para uma realidade concreta em poucos anos, sendo utilizada no mercado em todos os segmentos.

Buscando ajudar a empresa Delta, falarei mais sobre nuvem pública e privada, ambas com suas vantagens e desvantagens, falando primeiramente das nuvens públicas nelas o provedor hospeda recursos sob demanda e os entrega aos usuários assinantes por meio de uma conexão de internet. As tecnologias oferecidas são muitas e podem ter características diferentes. No entanto, a nuvem pública geralmente tem as seguintes peculiaridades:

  • TI sob demanda
  • Escalabilidade ágil
  • Pagamento por uso
  • Segurança
  • Acesso extensivo à rede

Além de proporcionar a infraestrutura necessária para a execução do trabalho na nuvem, a nuvem pública também oferece ferramentas e soluções que permitem aos usuários gerenciar suas aplicações, tais como armazenamento de dados, monitoramento e segurança extra.

Uma vantagem muito importante é a facilidade de ter acesso a novas tecnologias, o contratante terá facilidade a ter acesso e atualizações constantes que o ajudaram a impulsionar seu projeto, pensando na empresa Delta é um grande ponto, sem falar da escalabilidade, com a possibilidade de balancear mais os valores de acordo com o uso, temos a opção de acesso ao projeto facilitado, já que o acesso a ele pode ser feito de qualquer local pois os dados estão online, sem falar da redução da mão de obra do pessoal de Ti que não precisarão se preocupar com atualizações das ferramentas da plataforma contratada.

Entre as principais desvantagens que temos na nuvem pública, o controle é muito mais limitado e, por isso, muitas empresas podem ter dificuldade em confiar no fornecedor para gerenciar tais configurações, temos a segurança como ponto aqui, a confiança no fornecedor entra novamente no assunto, sem falar que se a empresa tem alguma norma especifica de segurança isso pode acabar se tornando um problema se o provedor não a oferecer em seu pacote.

Agora falarei da nuvem privada, a nuvem privada, como seu nome indica, está dedicada às necessidades de uma só empresa e seu ambiente é dedicado a um só inquilino. Seus recursos podem ser armazenados e gerenciados de diversas maneiras, podendo estar localizada numa infraestrutura de data center local na empresa ou ser fornecida por um terceiro.

A nuvem privada compartilha muitas das vantagens da nuvem pública, mas seu principal benefício é que os usuários não compartilham recursos, o que é essencial para empresas com necessidades dinâmicas que exigem o máximo controle sobre seus ambientes. As principais vantagens são:

  • Mais segurança e privacidade, por ter uma rede isolada.
  • Melhor desempenho, pois o hardware é dedicado e não é usado por nenhuma outra empresa.
  • Maior capacidade de personalização e controle total do sistema.
  • Maior economia a longo prazo.

As desvantagens são principalmente financeiras, e a complexidade na instalação e em encontrar uma equipe capacitada e de confiança para gerenciar o setor que cuidara da segurança dos dados da empresa.

Fica claro que a nuvem privada assim como o nome diz é mais segura e particular, vendo que a empresa preza por segurança máxima, eu aconselho a implantação da nuvem privada, apesar dos custos e complexidade, a longo prazo será vantajoso pela segurança e tudo mais, será necessário o bom planejamento e a especificação dos principais objetivos para que os mesmos sejam alcançados ao implementar o ambiente.

  1. Tarefa 2

Um Sistema Operacional executa uma variedade de programas, um processo é um programa em execução, ao executar o processo ele muda de estado.

Ao executar, processo muda de “estados”:

New: processo está sendo criado
Running: instruções do processo estão executando
Waiting: processo está esperando ocorrência de algum
evento

Ready: o processo alcançou o objetivo proposto

Terminated: processo terminou a execução

O desenho abaixo simplifica a tarefa proposta:

[pic 2]

  1. Tarefa3:

Através da tarefa proposta busquei soluções e adaptei ideias conseguindo o seguinte resultado:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (427.1 Kb)   docx (535.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com