TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Educação Ambiental

Por:   •  6/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

Título:

Projeto Educação Ambiental: Visita à Nascente do Córrego Olhos d’Água

Autor(es):

Ana Lúcia Lopes Volfe e Leila de Aquino Garcia

Entidade:

Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Olímpia – DAEMO Ambiental e Secretaria Municipal da Educação da Estância Turística de Olímpia

Email para contato:

ana.meioambiente@daemo.com.br

Comitê de Bacia:

CBHTG

Município sede do projeto:

Olímpia - SP

Abrangência do projeto:

Olímpia e Severínia

Telefone para contato:

(17) 3279-2250

Resumo do trabalho:

INTRODUÇÃO

     Entende–se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sustentabilidade (BERNA, 2001).  

Os Parâmetros Curriculares Nacionais editados pelo MEC a partir de 1996 trazem a questão ambiental como um tema transversal. Em um dos blocos de conteúdo intitulado “A natureza cíclica da natureza”, a água é utilizada como eixo importante para trabalhar a ideia ciclo. Alguns tópicos propostos abordam a compreensão dos fatores físicos e socioeconômicos, a construção da noção de bacia hidrográfica identificando onde se situa a escola, a questão da água e sua historicidade, o conhecimento dos oceanos, o uso da água em diferentes culturas e o desperdício da sociedade industrial. Tal proposta tem como objetivo fornecer subsídios aos alunos para defender transformações no gerenciamento desse recurso natural, apontando para sustentabilidade e o desenvolvimento de atitudes pessoais coerentes. (Brasil 1998:210).

OBJETIVO

Conhecer as possibilidades e verificar os resultados que o ensino da Educação Ambiental pode promover para os alunos. Elaboração e proposição de metodologias e estratégias didático-pedagógicas com recursos hídricos tais como aulas de campo, que visem aproximar os alunos no panorama ambiental de sua região.

METODOLOGIA

O trabalho é realizado com alunos das escolas municipais, estaduais e privadas da Estância Turística de Olímpia - SP. Primeiramente, os alunos recebem palestra sobre educação ambiental envolvendo os temas conservação e preservação dos recursos hídricos naturais. Após a palestra, os alunos têm um aula prática, onde são levados à nascente do Córrego Olhos D’água, localizada no município de Severínia. O trajeto percorrido inclui desde a nascente do Córrego Olhos d’Água (Figura 1) até a Estação de Tratamento de Água - ETA (Figura 2), onde os alunos conhecem alguns afluentes e a importância da preservação dos mesmos que abastecem a Estância Turística de Olímpia. Após a aula de campo, os alunos passam por uma avaliação, que compreende um relatório sobre o que eles consideram mais importante no trajeto e qual a relevância desta atividade na visão de cada aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (512.4 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com