TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de educação ambiental

Por:   •  29/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

“AMETISTA + VERDE”

KEZIA SANTIAGO GOMES
MYLLENA PASSOS

RIO DE JANEIRO
NOVEMBRO/2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................

2 OBJETIVOS.............................................................................

3 JUSTIFICATIVA.......................................................................

4 METODOLOGIA......................................................................

5 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO..............................................

6 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ........................................

1 INTRODUÇÃO

O aumento da população mundial, o consumo excessivo, a extração de recursos naturais, o desperdício e a produção desenfreada sem a preocupação ambiental vêm gerando o esgotamento dos recursos naturais, a poluição do ar, da terra e da água, a perda da biodiversidade e a produção exacerbada de lixo.

O destino final do lixo é um dos agravantes da degradação do meio ambiente, muito se fala em coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos como alternativas para redução do volume de lixo a ser disposto em aterros ou lixões.

A coleta seletiva é o método de otimização dos processos de destinação adequada do lixo, aliada a reciclagem permite a diminuição da quantidade de lixo produzido e o reaproveitamento de diversos materiais, ajudando a preservar alguns elementos da natureza no processo de reaproveitamento de materiais já transformados.

A importância da coleta seletiva é justamente a redução dos impactos ambientais do consumo. Quando separamos o lixo, facilitamos muito o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana.

As campanhas educativas contribuem para mobilizar a comunidade, para sua participação efetiva e ativa na implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos, separando os materiais recicláveis e/ou reutilizáveis diretamente na fonte de geração.

Este trabalho tem por finalidade a implantação da coleta seletiva em um condomínio residencial com 3 blocos e 99 apartamentos, localizado no bairro Seminário, na cidade de São João de Meriti/RJ.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Implantar a coleta seletiva de resíduos sólidos e todos os benefícios adventos da mesma, em um condomínio residencial com 3 blocos, 99 apartamentos e aproximadamente 250 habitantes, localizado no bairro Coelho da Rocha na cidade de São João de Meriti – RJ.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Realizar um diagnóstico preliminar através de um questionário
estruturado e realização da composição gravimétrica dos resíduos sólidos
gerados pelo condomínio, a fim de verificar como vem sendo tratados os
resíduos sólidos domésticos no condomínio em questão.

- Sensibilizar adultos e crianças moradoras do condomínio, através de
atividades lúdicas e materiais informativos sobre a importância da separação
correta dos resíduos sólidos além de orientar os funcionários do condomínio
através de palestras e conversas informais.

- Buscar uma parceria com um colaborador apto a recolher e dar o
correto destino aos resíduos potencialmente recicláveis do condomínio.

3 JUSTIFICATIVA

São inúmeras as vantagens da coleta seletiva, podendo-se destacar: a redução do uso de matéria-prima virgem, a economia dos recursos naturais renováveis e não renováveis e a redução da disposição de resíduos sólidos urbanos nos aterros sanitários e dos impactos ambientais decorrentes, além da geração de renda com inclusão social. Contudo, ainda com tantos benefícios, os índices de reciclagem no Brasil são muito baixos, o que faz necessário o incentivo à coleta seletiva com adequada separação dos diversos materiais, tanto no momento da geração do resíduo quanto nas centrais de triagem, as cooperativas de catadores.

Os condomínios residenciais são locais que concentram um grande número de pessoas, gerando uma quantidade relevante de resíduos sólidos. A coleta seletiva dos resíduos sólidos nos condomínios pode trazer uma série de benefícios, tais como: a redução da quantidade de resíduos gerados e encaminhados aos aterros sanitários, o aumento do valor econômico agregado aos resíduos potencialmente recicláveis e a geração de renda ao trabalho dos catadores.

O condomínio, utilizado nesse projeto, possui três blocos, com 99 apartamentos e aproximadamente 250 moradores, contando apenas com um ponto de coleta de resíduos sólidos, constituído por uma caçamba de 1.200 litros para descarte de orgânicos e um latão de 200 litros para descarte de recicláveis, evidenciando a incorreta segregação de seus resíduos sólidos o que justifica a presente analise.

4 METODOLOGIA

A metodologia que será empregada para atingir os objetivos desse projeto encontra-se descrita nas seguintes etapas:

4.1. DIAGNÓSTICO PRELIMINAR

O diagnóstico preliminar do condomínio em questão será realizado através da determinação da quantidade de resíduos descartados pelos moradores nos coletores de resíduos existentes.

4.2. SENSIBILIZAÇÃO DOS MORADORES DO CONDOMÍNIO

Realização de reuniões de condomínio onde serão apresentadas as propostas de implantação do sistema de coleta seletiva e discutir sobre as etapas que serão utilizadas.
Exposição dos benefícios da separação e correto descarte dos resíduos para o condomínio e para o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com