TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto interdisciplinar “Diversidade, Inclusão e o Mundo do Trabalho” – Vivendo de bem com a vida

Por:   •  15/8/2018  •  Ensaio  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA ESTADUAL SANTO AFONSO

(Superintendência Regional de Ensino SEE/MG – Metropolitana A)

Av: Bernardo Vasconcelos, nº 1334, Renascença – BH/MG - TEL.: 3486-2333

Projeto interdisciplinar “Diversidade, Inclusão e o Mundo do Trabalho” – Vivendo de bem com a vida.

Belo Horizonte

2017

ESCOLA ESTADUAL SANTO AFONSO

(Superintendência Regional de Ensino SEE/MG – Metropolitana A)

Av: Bernardo Vasconcelos, nº 1334, Renascença – BH/MG - TEL.: 3486-2333

Projeto interdisciplinar “Diversidade, Inclusão e o Mundo do Trabalho” - EJA        - Vivendo de bem com a vida.

Projeto Interdisciplinar abordando o bem estar, conscientizando a prática de atividades físicas como também uma alimentação saudável, visando a qualidade de vida, na cidade de Belo Horizonte, apresentado a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, como parte do Projeto interdisciplinar “Diversidade, Inclusão e o Mundo do Trabalho” – EJA

Belo Horizonte

2017

1) INTRODUÇÃO

Diante das correrias do dia a dia e da má alimentação que muitas vezes consumimos para ganhar tempo, falar em levar uma vida saudável nos dias de hoje é difícil, principalmente para uma geração acostumada com tantas variedades de alimentos inadequados. Para mudar este cenário, este projeto teve a iniciativa dos alunos que juntamente com o corpo docente, decidiram falar sobre o bem estar e abordar alguns pontos essenciais para uma vida saudável; como alimentação, esporte e caminhada.

De acordo com Dutra et al. (2007), uma alimentação saudável é aquela que atende todas as exigências do corpo, ou seja, não está abaixo nem acima das necessidades do nosso organismo.

Uma alimentação saudável deve ser: variada, incluindo vários grupos alimentares; equilibrada, ou seja, a quantidade e qualidade são importantes sendo assim, respeitando o consumo adequado de cada tipo de alimento; suficiente em quantidades, que atendam e respeitem as necessidades de cada pessoa; acessível, baseada em alimentos in natura, produzidos e comercializados regionalmente; colorida, já que, quanto mais colorida é a alimentação, mais adequada é em termos de nutrientes e por fim segura, não devem apresentar contaminantes de natureza biológica, física ou química ou outros perigos que comprometam a saúde do indivíduo ou da população (DUTRA et al., 2007).

O esporte e a caminhada são dois quesitos que entraram no grupo de atividades físicas. Para Montti (2005), atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo. O autor prossegui em dizer que uma boa atividade física consiste em exercícios bem planejados e bem estruturados, realizados repetitivamente.

Assim levar uma vida saudável é extremamente importante, isso porque esse é um fator que pode aumentar a disposição, aumentar a perspectiva de vida, e até aumentar a autoestima.

2) JUSTIFICATIVA

.

Observado que atualmente a sociedade vem adquirindo hábitos de vida cada vez mais sedentários, começando pelas crianças, que trocaram as brincadeiras de rua por computadores e videogames, e pela correria do cotidiano por alimentos industrializados como salgadinhos e refrigerantes, as pessoas deixaram de adquirir valores saudáveis. Assim, o presente projeto desenvolvido na E.E. Santo Afonso, tem o papel de conscientizar os alunos e a comunidade escolar por uma qualidade de vida aderindo a prática de atividades físicas e uma alimentação rica e saudável, estimulando mudanças nos hábitos alimentares e proporcionado o bem estar de seu próprio corpo, evitando complicações futuras.

3) OBJETIVO GERAL

Incentivar a comunidade escolar a praticar atividades físicas, como a caminhada e outros esportes de forma correta e permanente, conscientizando alunos e a comunidade local sobre a importância de uma alimentação adequada e seus benefícios para a manutenção da saúde.

4) OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  •  Incentivar os alunos e a comunidade a adotar hábitos alimentares saudáveis;
  •  Incentivar à prática de atividades físicas, como a caminhada;
  • Proporcionar aos alunos uma atividade de qualidade e orientação para a prática correta;
  • Despertar no aluno o interesse pelas atividades físicas;
  • Conscientizar a todos sobre a importância de uma alimentação saudável na prevenção de doenças;
  • Promover mudanças de atitude nos hábitos alimentares;
  •  Desenvolver ações de prevenção e promoção a saúde de alunos e funcionários;
  •  Conscientizar a comunidade escolar da importância da prática de atividades físicas, e de uma alimentação saudável no desenvolvimento do corpo humano e do bem estar.

5) PÚBLICO ALVO         

O presente projeto será realizado na Escola Estadual Santo Afonso, localizada na Av: Bernardo Vasconcelos, nº 1334, Renascença; no dia trinta de junho de 2017, iniciando ás 19:00h com término ás 22h e 15min, com a participação de toda a comunidade escolar e a comunidade do entorno.

6) METODOLOGIA

 Pesquisar sobre a alimentação saudável, valores nutricionais, compreender a pirâmide alimentar e como ela é composta; atividades físicas abordando a caminhada e o esporte os benefícios para uma vida saudável, através da internet, livros, jornais, revistas, artigos, etc.

A turma 303 será responsável por produzir um banner contendo as principais doenças relacionadas com a má alimentação como obesidade, colesterol alto, gastrite, diabetes, hipertensão e outros, como prevenção das doenças praticando atividades físicas e sua importância e benefícios para uma vida mais saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (149.6 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com