TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONARIO MICROBIOLOGIA

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  1.288 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

ALESSANDRA MARTINS BARROS DE PAULA

1166760

ATIVIDADE PORTFÓLIO 6ª SEMANA

[pic 2]

[pic 3]

Belo Horizonte

1/2016


1) Explique como as bactérias “devoradoras de carne” ficam protegidas da ação dos antibióticos e anticorpos do nosso corpo.

Essas bactérias se multiplicam sobre o tecido, alimentando se dos nutrientes celulares, causando necrose. O tecido necrosado não tem capacidade de ação imunológica, de vascularização e nutrição dessas células, portanto, isso impede que as defesas do organismo e principalmente os antibióticos não conseguem penetrar nesse tecido necrosado. A única solução é a cirurgia, para retirada desse tecido morto, debridando a área atingida, ou até mesmo, em casos extremos, para impedir que a infecção atinja a corrente sanguínea, a remoção radical desse membro ou parte lesada.

2) Explique como as bactérias MRSA transferem a característica de resistência a antibióticos para a próxima geração.

Pelo processo de recombinação. Ao entrar em contato com outro germe, eles trocam informações genéticas,  criando uma nova geração de cepas. O uso excessivo de antibióticos também contribuem para a imunidade dessa cepa, que vai ficando mais resistente à cada um deles.

3) Quais características, a bactéria do Anthrax, apresenta que o coloca como um dos microrganismos mais letais ao homem?

É considerada uma arma biológica. Sua forma esporulada pode sobreviver por até 100 anos. Em contato  com um ser vivo, entra em forma vegetativa, e o consome até a morte. O ser morto  ainda está contaminado e pode transmitir sua doença por contato, seja por manipulação da sua carne ou ingestão, além de contaminação do solo e ambiente ao qual está se decompondo, pois o vírus entra em sua forma esporulada. Os esporos do Anthrax são encontrados no solo, são resistentes a frios e calores extremos, portanto, são consideráveis  indestrutíveis,  não tem capacidade de permanecer pelo ar, como a varíola mas, os esporos desse microrganismo, quando lançados pelo ar, através de aviões de fumaça, aerossóis, por exemplo, se propagam facilmente pelo ar, através dos movimentos dos ventos, por algum tempo. O contágio ocorre principalmente através da ingestão de alimentos contaminados, inalação desses esporos (como quando ocorreu nos EUA, através das correspondências) e contato com ferimentos.  Se não tratado em até 48h, é mortal. Pode matar em até uma semana.

4) Explique a razão do vírus que promove a varíola ser mais perigosa (segundo o documentário) do que a bactéria do Anthrax.

Por ser  uma doença antiga, que há mais de 10000 anos vem afetando pessoas por todo o mundo, mais que a peste negra, tuberculose ou mesmo a AIDS, a varíola afetou a humanidade de forma significativa.  A varíola também é considerada uma arma biológica, de origem natural, o seu nível de contagio é alarmante, e mais letal comparado ao Anthrax.  

Esse vírus circula facilmente pelo ar, o contágio dar-se-á pelo contato com pessoas doentes ou objetos que entraram em contato com a saliva ou secreções destes indivíduos. O germe  atua somente em humanos. Por ter sido erradicada, a maioria das pessoas não tem em seu organismo células T de memória para combatê-la. Atualmente, temos campanhas de vacinação, para prevenção dessa doença.  


5) Faça uma dissertação sobre o documentário relatando o que mais te impressionou e o que você pôde aprender com ele.

As bactérias e vírus, o que eles têm em comum é que todos são germes, impossíveis de se ver ao olho nu. Fazem de tudo para sobreviver nem que, pra isso, tenha que matar seu hospedeiro.

Não temos idéia do potencial que eles têm de matar, e, como sofrem mutações, ficam mais resistentes e a cada geração de cepas, surgem novas formas desconhecidas.

Estão por toda parte, se reproduzem com uma velocidade alarmante. Seu corpo estrutural tão simples e precário tem a capacidade de nutrir-se, defender-se e de reproduzir-se, garantindo sua espécie e sobrevivência, além de uma evolução genética impressionante, o qual nosso corpo em sua perfeita complexidade, leva anos para evolução, e pode facilmente ser derrotado por alguns desses seres praticamente invisíveis ao olho nu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com