TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais as áreas do organismo produtoras de hemácias

Por:   •  8/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

1) Quais as áreas do organismo produtoras de hemácias.

Nas primeiras semanas de vida embrionária, as hemácias são produzidas no saco vitelínico. Durante o segundo trimestre da gestação, o fígado passa a constituir o principal órgão de produção de hemácias. Posteriormente, no último mês de gestação, após o nascimento as hemácias são produzidas exclusivamente na medula óssea.

2) O que é hematócrito.

Hematócrito é definido como a porcentagem de sangue que é constituída por hemácias, e, portanto, representa um índice da concentração dos glóbulos vermelhos.

3) Explique a regulação da produção de hemácias pela eritropoietina.

A regulação da produção de hemácias pela eritropoietina se dá a partir da massa total de células sanguíneas da linhagem vermelha no sistema circulatório que é regulada dentro de limites estreitos de modo que:

- o número adequado de hemácias sempre esteja disponível para o transporte adequado de oxigênio dos pulmões para os tecidos;

- as células não sejam tão numerosas a ponto de impedir o fluxo sanguíneo;

 [pic 1]

A eritropoietina estimula a produção de hemácias e sua formação aumenta em respota a hipóxia.  O principal estimulo para a produção de hemácias nos estados de baixa oxigenação é o hormônio circulante referido como eritropoietina, glicoproteína com peso molecular de cerca de 34.000.

4) Quem são os órgãos produtores de eritropoetina no organismo? Explique as teorias de produção dessa substância.

Normalmente, 90% da formação de toda eritropoietina é produzida pelos rins, sendo o restante formado em sua maior parte pelo fígado. Alguns estudos sugerem que a eritropoetina seja secretada, principalmente, por células intersticiais semelhante ao fibroblasto, em torno dos túbulos do córtex e medula exterior e secrete onde ocorre grande parte do consumo renal de oxigênio. É provável que outras células, incluindo as células do epitélio renal em si, também secretem a eritropoetina em resposta a hipóxia. A hipóxia do tecido renal leva ao aumento dos níveis teciduais do fator induzível por hipóxia-1 (HIF-1), que serve como fator de transcrição para o grande número de genes induzíveis por hipoxia, incluindo o gene da eritropoetina. Algumas vezes, a hipoxia em outras partes do organismo, mas não nos rins, também estimula a secreção renal de eritropoietina, o que sugere a existência de algum sensor não renal que envia sinal adicional para os rins para a produção desse hormônio.

5) Explique o efeito da eritropoetina na eritrogênese.

O principal efeito da eritropoietina consiste na estimulação de produção de proeritroblastos a partir das células-tronco hematopoiéticas na medula óssea. Uma vez que os proetitroblastos estão formados, a eritropoetina também estimula a diferenciação mais rápida dessas células pelos diferentes estágios eritroblasticos, acelerando ainda mais a produção de hemácias.

6) Explique o papel da vitamina B12 e do ácido fólico na maturação das hemácias.

A vitamina B12 e o ácido fólico são de grande importância para a maturação final das células de linhagem vermelha, pois, ambas são essenciais a síntese de DNA e cada uma delas, por modos diferentes, é necessária para a formação de trifosfato de timidina, umas das unidades essências para a produção de DNA. A ausências da vitamina B12 e do ácido fólico provoca a falha na maturação durante o processo da eritropoese.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (257.4 Kb)   docx (326.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com