TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quase Deuses

Casos: Quase Deuses. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

doc respondido 4 anos atrás

Sob os auspícios do Código de ética médica Brasileiro atual:

* Ao médico é vetado ensinar atos e procedimentos privativos do médico ao profissional não médico. Ou seja, atualmente, mesmo que seja para operar cães, os Conselhos de Medicina não permitem ensinar técnicas cirúrgicas a outros profissionais, exceto estudantes de Medicina e Médicos. Aquela situação do filme, onde o cirurgião ensina técnicas ao carpínteiro, não seria possível hoje.

* O médico deve obter autorização prévia, de preferência por escrito, antes de qualquer procedimento a ser realizado no paciente.

Isso significa que o médico não pode submeter o paciente a uma cirurgia experimental, ou mesmo a procedimentos já bem conhecidos, sem que o paciente entenda os riscos a que está submetido. Isso é bem ilustrado no filme: os médicos propõe a primeira cirurgia cardíaca, aos pais, deixando bem claro que o risco é enorme, mas que a criança não teria chances de viver, mesmo sem a cirurgia.

Quais as implicações? É preciso informar, por exemplo, antes de qualquer cirurgia (como as lipoaspirações) o risco de morte, que é pequeno, mas existe (acidentes anestésicos ocorrem em média em uma a cada 10000 cirurgias. Lembra do vocalista do NXZero? e da Cláudia Liz? e da Clara Nunes?)

* Os médicos devem se esforçar para oferecer o melhor tratamento disponível para o paciente. Isso significa manterem-se sempre bem atualizados. Notou o ambiente acadêmico da Faculdade? De como médicos do mundo inteiro acorreram àquele hospital, para aprenderem as novas técnicas cirurgicas?

O filme também fala muito de Moral, como o racismo e suas implicações - mas ética é algo diferente de moral.

O racismo hoje é imoral e anti-etico. Moral: envolve a percepção da sociedade sobre condutas pessoais, numa espécie de código não escrito, subliminar, imposto pelo comportamento das pessoas. Ética implica em Código, isso é, conjunto de leis, ESCRITAS.

Houve épocas em que o racismo era Moralmente aceito, e Ètico (as leis permitiam). Depois, continuou Moral, mas anti-ético: as leis evoluíram antes da aceitação das pessoas. E por fim, hoje é imoral e anti-etico.

O aborto, hoje, é imoral, mas ético (em certas circunstâncias, como estupro, p. ex. é permitido por lei, mas a sociedade condena a prática)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com