TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA Nº 01 MICROSCOPIA

Por:   •  30/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  3.215 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Departamento de Biologia

Campus I – Campina Grande

Curso de Licenciatura/Bacharelado em Ciências Biológicas

 

Componente Curricular: Biologia Celular

Professor(a): Carlos Henrique Menezes

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA Nº 01

MICROSCOPIA

JUDITH GRAZIELA MELO CORDEIRO

Campina Grande

22 de maio de 2015

INTRODUÇÃO

O presente relatório é uma síntese da aula prática realizada no dia 22 de maio de 2015, ministrada pelo professor de Biologia Celular Carlos Henrique Menezes e pela Técnica Maria, onde foram apresentadas as Lâminas permanente e semipermanente, suas partes, métodos de preparação da lâmina; descrição dos métodos de preparação dos tecidos e o Microscópio óptico composto com suas partes e finalidades. Destacando as normas e técnicas para iniciar e finalizar o manuseio destes.

OBJETIVOS

              O objetivo dessa aula foi o estudo da Lâmina e suas partes, como prepara-la , e do Microscópio e suas partes, como manuseia-lo de forma adequada com os devidos cuidados para estudos posteriores.

MATERIAL E MÉTODOS

-Microscópios compostos;

-Lâminas permanente e semipermanente.

-Utilizar o Microscópio óptico;

-Identificar os componentes do Microscópio;

-Compreender as normas para inicializar e finalizar o uso do microscópio óptico

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foi apresentada a Lâmina de histologia permanente (podendo a mesma ser reutilizada) composta por Lâmina, órgão e lamínula. Primeiro passo para utilização da lâmina é sua limpeza, em seguida, tem que umedecer e colocar a lamínula num ângulo de 45° para evitar que a lâmina fique com excesso de ar, para que não dificulte a observação do material estudado. As Lâminas visualizadas já estavam preparadas anteriormente, sendo lâminas de sangue, tecido de pâncreas, fígado, folhas verdes, dentre outras. Foram descritos os processos de preparação do material a ser analisado (já estudado em sala de aula) como inluir o tecido em parafina, cortar no micrótomo e coloração.

Foi apresentado o microscópio óptico simples (uma ocular), e o utilizado para estudo foi o microscópio óptico composto( duas oculares), foi apresentado suas partes e funções: Charriot (movimenta a mesa lateralmente); Macro e micrométrico( o primeiro levanta a mesa e o segundo regula a focalização); Duas oculares(Observação da lâmina);Canhão; Braço ou Coluna (Sustentação); Diafragma1( controla a intensidade da luz); Revolver( movimenta as objetivas);  Objetivas de 4x, 10x, 40x e 100x ( aumentar o tamanho da imagem, a objetiva de 100 deve ser utilizada com muito cuidado porque pode facilmente ser quebrada e só deve ser utilizada como óleo de imersão); Mesa ( apoiar a lâmina; garra ou presilha( sustenta a lâmina); Condensador; Diafragma2( controla a passagem da luz); Fonte de luz; Base ou pé.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com