TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA

Por:   •  24/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.849 Palavras (12 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – CAMPUS GARANHUNS

CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

COMPONENTE CURRICULAR: ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – 2017.1

Profªs Orientadoras: Vera Lúcia Chalegre de Freitas e Margarida Padilha

Professor(a) Supervisor(a): Zelinha (Maria José)

Escola Campo de Estágio - ECE: Escola de referência em Ensino Médio Deolinda Amaral EREMDA

Acadêmicos(as): João da Silva

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA

TÍTULO: ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Observações, Registros e Reflexões das Vivências.

TEMÁTICA: RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA E TRANSVERSALIDADE CURRICULAR

1. Com base nas descobertas no processo da PESQUISA, bem como na consulta ao Projeto Político Pedagógico - PPP da Escola, especificamente quanto ao item Caracterização da Escola, apresentar suas Observações, Reflexões e Registros/Evidências (Fotos e vídeos), de forma introdutória e generalizada, sobre:

  1. A Estrutura Física

1 sala de coordenação pedagógica

1 sala de gestão

1 sala da secretaria

1 sala dos professores

1 biblioteca

1 laboratório de informática

1 laboratório de física

1 laboratório de Química e biologia

1 auditório /cantina

3 Banheiros (1 masculino, 1 feminino e 1 para professores)

1 cozinha e 1 copa

9 salas de aula

1 quadra

  1. Os Ambientes Pedagógicos

1 sala de coordenação

1.3 Os Equipamentos/Recursos Tecnológicos

Câmeras 1

computadores20

data shows9

caixas de som9

  1. A Demanda Atendida (Nº de estudantes matriculados, faixas etárias)

401 DE 13 A  17 anos

1.4 A Relação Escola-Comunidade

 Com a presença de um funcionário responsável a Maria Luiza Pimentel, onde seu dever é a promoção do fluxo de comunicação entre escola, comunidade e família. Na escola a boa relação é evidente, uma vez que em eventos pedagógicos e comemorativos ocorridos no âmbito da escola, são agraciados com a presenças dos responsáveis dos alunos, sem falar das periódicas reuniões de pais e mestres onde são vivenciadas algumas dinâmicas que viabilizam uma maior socialização.

Além de projetos de extensão escolar que visam o enriquecimento do conhecimento presente em projetos desenvolvidos pelos próprios alunos, em feiras de ciências, cultura, contribuindo para transversalidade curricular.

2. Profissionais da Educação que constituem o quadro/equipes de servidores da escola

  1. Relacionar as Equipes e principais atribuições correspondentes

O campo de estágio, Escola de Referência em Ensino Médio Deolinda Amaral, apresenta em sua constituição, um conjunto de equipes formadas por 28 funcionários, aparentemente bem estruturadas e fieis às realizações de suas respectivas atribuições, a saber:

 Equipe da cantina: Corresponde a um total de funcionários de uma empresa terceirizada que fica responsável pelo preparo das 3 refeições realizadas no decorrer do dia, onde são servidos alimentos inspecionados, visando um controle da qualidade alimentar oferecida a todo corpo escolar.

Equipe diretoria: Essa equipe se subdivide me duas, de coordenação e de gestão, formada por um quantitativo de 6 funcionários, responsáveis pelas funções administrativo-pedagógicas da escola, inclusive com a participação de dois analistas educacionais os quais avaliam o processo de ensino/aprendizagem dentro do ambiente estudantil, propondo novas abordagens e buscando recursos para que este ambiente seja sempre o mais favorável possível e que haja o mínimo de problemas dentro do espaço.

Equipe limpeza:  Cerca de 2 pessoas   formam essa equipe que em linhas gerais não deixa muito a desejar exceto pelo fato de alguns ambientes pedagógicos como o laboratório de química e biologia não receberem a limpeza e cuidado adequado.

Equipe laboratórios: Apesar da existência de um coordenador tecnológico, ficando este responsável unicamente pelo de informática, como dito, o laboratório de ciências naturais (física, química e biologia) não detém de funcionários especializados para instruir e conduzir de maneira eficaz o uso dos equipamentos e materiais nas aulas práticas.

Equipe biblioteca: Quanto a ao ambiente bibliotecário, é composto por um profissional responsável onde dispõe de monitores os quais correspondem a alunos da própria escola, um fato importante de se salientar é que nos 1º anos a bibliotecaria sempre faz uma palestra para mostrar a estrutura e recursos disponíveis no ambiente bibliotecário. Através de questionamentos ela seleciona para monitoria, os alunos que dispõem do gosto pela leitura, onde convoca reuniões periódicas visando o controle das tarefas atribuídas a cada monitor, tudo isso contribui para que os monitores adquiram ainda mais o gosto pela leitura e disseminem-no.

Equipe apoio escolar: Essa corresponde a 3 profissionais responsáveis pelo assessoramento pedagógico em sala.

  1. Descrever impressões sobre essas descobertas/aprendizagens

Em linhas gerais é notório o interesse pela conservação da organização no âmbito estudantil da Escola de Referência em Ensino Médio Deolinda Amaral, onde se ver um esforço particular de cada componente, para a realização das tarefas com a melhor qualidade de resultados possíveis. Apesar da inexistência de alguns funcionários ou até mesmo da qualificação necessária aos que já existem, pode-se considerar que a escola tem um significativo potencial pedagógico e estrutural para o desenvolvimento sadio, físico e intelectual dos estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com