TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA - O BIOMONITORAMENTO

Por:   •  21/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA

Relatório apresentado ao curso de Meio Ambiente. Sob orientação do professor como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de biomonitoramento.

Marechal Deodoro

2018

Introdução

As atividade prática de biomonitoramento de dois diferentes ambientes na cidade de Marechal Deodoro foi realizada a fim de utilizar as respostas de organismos vivos para avaliar as mudanças ocorridas no meio, além da possibilidade de comparação entre as regiões, que possibilita um reconhecimento da realidade da bacia na qual estão localizadas as regiões, de acordo com a presença dos tipos variados de macroinvertebrados em cada ambiente.

Como dito anteriormente, a atividade foi realizada em áreas pertencentes à mesma bacia hidrográfica, CELMM (Complexo Estuarino Lagunar Mundaú/Manguaba), e aconteceu em duas etapas, nos dias 08 e 12 de março de 2018. Dessa forma, verificando a necessidade de procedimentos padrões, a coleta de amostras nessas áreas foi realizada por diversos grupos de alunos, orientados pelo professor Renato Romero e o técnico de laboratório Ricardo, utilizando aparelhagem específica durante o processo.

        A comparação de áreas diferentes resulta em uma melhor compreensão da situação real e geral de uma bacia hidrográfica, visto que um mesmo efluente pode apresentar características distintas de acordo com o local no qual foi realizada a coleta dos dados, devido diversos fatores, que serão abordados posteriormente neste relatório.

        Com isso, tendo em vista a importância da avaliação de diversas áreas de uma mesma bacia, objetiva-se primordialmente com esse estudo relacionar os parâmetros físicos, químicos e biológicos presentes em cada região, a fim de analisar e chegar a uma conclusão sobre a real situação desses corpos hídricos.

Material e Métodos

        As áreas estudadas foram propositalmente distintas. Embora pertençam à mesma bacia hidrográfica, configuram-se paisagens diferentes devido a ação de natureza antropogênica. O objetivo dessa escolha foi observar como o objeto escolhido para a realização da pesquisa, os macroinvertebrados, é afetado pela poluição, principalmente, neste caso, por matéria orgânica.

Os estudos foram realizados primeiramente em um córrego presente no interior das instalações do Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro, e posteriormente em outra área próxima, nascente do Rio Estiva, seguindo os mesmos princípios e metodologia. Com base no método dedutivo foram definidos pelos grupos os dados gerais da localidade, tais como: condição do tempo, uso da área, odor da água e presença de óleos superficiais na água. Além disso, com o auxílio do GPS, foram aferidas as coordenadas do local.

Também foram aferidos os parâmetros químicos da água, sendo eles: oxigênio dissolvido (mg/L), pH, condutividade elétrica (mS/cm) e temperatura (°C). Um componente de cada grupo coletou os dados através de aparelhos específicos. O oxigênio dissolvido foi identificado através do oxímetro, pH com o pHmetro, condutividade elétrica com o condutivimetro e por fim a temperatura foi aferida em todos os aparelhos listados anteriormente.

Posteriormente, foram realizadas as medidas hidráulicas e de fluxo. As medidas hidráulicas fazem referências ao formato do rio, incluindo a largura, profundidade em um trecho de 20 metros. Para as medições de profundidade e de largura, foi utilizado uma trena, enquanto para a medida de fluxo foi utilizado um fluxômetro.

Foi também realizada a coleta por meio do procedimento de surber, utilizando-se do amostrador surber, no qual durante um minuto o substrato dos efluentes foi revolvido a fim de mover macroinvertebrados para dentro da rede do amostrador. Por fim o material coletado foi armazenado em sacos plásticos e conservado em álcool 70%, e assim foi transportado ao laboratório onde foram identificadas e contabilizadas as espécies encontradas. Esse procedimento foi realizado tanto no córrego quanto na nascente do rio estiva.

Seguindo para a caracterização externa do hábitat, foram observadas as margens (direita e esquerda), a fim de identificar questões como o tipo de vegetação presente, possíveis alterações antrópicas, grau e sombreamento e a medida de luminosidade Nesse momento utilizou-se, além da observação, apenas o luximetro. Houve também observação interna do habitat, na qual a intenção foi identificar presença e tipo de vegetação e possíveis ações de natureza antropogênicas, consequentemente, caracterizando internamente o meio.

Assim como nas demais caracterizações, a caracterização da área quanto a meso-habitats baseou-se puramente em observação. Com auxílio do conhecimento adquirido em sala e aula, analisamos o corpo do córrego a fim de classificá-lo, ao longo de sua parte analisada, em corredeira, corredor e poço.

Resultados

Com base nas observações, medições através de aparelhagem específica e análises laboratoriais, tem-se uma visão mais ampla da situação de cada área. Para isso, considerando parâmetros físicos, químicos, biológicos e índices de diversidade ecológica.

Córrego – IFAL

        A região, situada sob as coordenadas 8º 40’ 51,5’’S 35º 52’ 54,6’’W, datum WGS 84, altitude de 19m. Apresentava no momento das observações e coleta de amostras, sol com céu nublado, ausência de chuva. A água apresentava odor de esgoto e óleos superficiais na água, além de ser considerada como área urbana.

        As médias e seus respectivos desvios, referentes aos parâmetros químicos, com base nos dados coletados por cada grupo, foram as seguintes:

  • Oxigênio Dissolvido: 4,33 mg/L (média), 0,44 (desvio)
  • pH: 7,46 (média) 0,10 (desvio)

        

 

Grupo 1

Grupo 2

Grupo 3

Grupo 4

Grupo 5

Grupo 6

Grupo 7

Total

Média

Desvio Padrão

Diptera chironomidae

388

50

77

37

278

124

159

1113

159

129,9461427

Diptera syrphidae

0

0

3

2

0

0

1

6

0,857143

1,214985793

Diptera ceratopogonidae

0

0

1

0

0

0

0

1

0,142857

0,377964473

Gastropoda ampularidae

0

0

0

1

0

0

0

1

0,142857

0,377964473

Tabela 1-córrego - IFAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com