TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO DE ENSINO DE FÍSICA

Por:   •  31/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.664 Palavras (15 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 15
  1.                 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE[pic 1]

                FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS - FAFIDAM

                CURSO: LICENCIATURA PLENA FÍSICA

                DISCIPLINA: ESTAGIO DE ENSINO DE FÍSICA I

                PROFESSOR: Dr. ROBSON GUIMARÃES SANÁBIO

               ALUNO: DENIS PONTES QUEIROZ

RELATÓRIO FINAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO DE ENSINO DE FÍSICA I

Limoeiro do Norte - Ce

Outubro/ 2019

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE[pic 2]

FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS – FAFIDAM

CURSO DE FÍSICA

DENIS PONTES QUEIROZ

Relatório final apresentado como requisito para a aprovação na disciplina de estagio de ensino de física I do Curso de Física da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM / UECE, sob orientação do Professor: Dr. Robson Guimarães Sanábio.

Limoeiro do Norte - Ce

Outubro/ 2019

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ[pic 3]

FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS

CURSO: FÍSICA

RELATÓRIO FINAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO DE ENSINO DE FÍSICA I

Autor: Denis Pontes Queiroz

                                                       

Professora Supervisora: Maria José

                                                 

Coordenador e Orientador de Estágio: Professor Dr. Robson Guimarães Sanábio

        

Limoeiro do Norte – CE

Outubro/2019

ÍNDICE [pic 4]

1.Introdução..............................................................................................................5

2. Objetivos....................................................................................................................6

 

3. Fundamentos Teóricos..............................................................................................6.

4. Metodologia..........................................................................................................8.

5. Resultados................................................................................................................9

6. Discussão....................................................................................................................12

7. Conclusão...................................................................................................................13

8. Referências Bibliográficas....................................................................................14

ANEXOS............................................................................................................15

1. Introdução

O Estágio Supervisionado é um cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996), que define que todo curso de Licenciatura deve oferecê-lo para a formação de professores que poderão atuar na rede de ensino pública ou privada de nosso país. O Estágio Supervisionado é uma atividade obrigatória que deve ser realizada pelo aluno de cursos de Licenciatura que deve cumprir uma carga horária pré - estabelecida em instituições públicas e/ou privadas sob a orientação e supervisão de Professor - Orientador e/ou profissionais credenciados pela Instituição. O Estágio Supervisionado tem por princípios a formação acadêmica, pessoal e profissional do futuro professor. Cabem a cada Instituição de Ensino Superior (IES) estruturar essa atividade obrigatória, sempre seguindo critérios gerais definidos pela Legislação específica e demais normas relativas emitidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Assim, o Estágio deve ser estruturado de forma a dar continuidade aos conhecimentos e habilidades adquiridas previamente nas diversas disciplinas e atividades previamente ministradas pela Instituição de Ensino Superior (IES) a qual o aluno está vinculado.

O presente Relatório de Estágio descreve as características e práticas observadas, conforme exigência legal do Departamento do Curso de Licenciatura em Física. O Estágio do Curso de Física da Universidade Estadual do Ceará deve ser desenvolvido para oportunizar mais um espaço de aproximação e integração do aluno de Física com a realidade educacional. Deve, assim, oportunizar ao aluno de Física a vivência prática do conhecimento no campo de trabalho do professor de Física do Ensino Médio. O Estágio possibilitou a vivência da realidade escolar, permitindo o cumprimento de atividades diversas, como por exemplo: Identificação, localização, histórico, estrutura, formação, entre outros. O produto final do Estágio foi esse Relatório de Estagio de Ensino de Física, que foi realizado na “ EEEP Francisca Rocha Silva ”, município de Jaguaruana. Os objetivos propostos foram atingidos tendo em vista que todas as condições foram disponibilizadas e todas as atividades propostas foram satisfatoriamente desenvolvidas.

2. Objetivos

2.1. Objetivo Geral:

O objetivo geral desse estágio é colocar em prática todas as teorias que foram estudas durante a formação dessa matéria de maneira clara e objetiva, para desenvolver-se uma futura atuação competente em sala de aula. Alem disso, efetuar um estágio na EEEP Francisca Rocha Silva, relacionado à atual realidade no ensino de Física, assim obter o máximo de experiência possível para uma futura atuação profissional.

2.2. Objetivos Específicos:

  • Conhecer de forma mais adequada o histórico e a atual formação da EEEP Francisca Rocha Silva, sua colaboração social, nível educacional, organização e realidade.
  • Conhecer o nível de conhecimento e compreensão dos alunos em relação à disciplina de Física.
  • Observar o método de ensino do professor (a) da instituição. No que diz respeito à abordagem inicial do conteúdo, a forma como o educador desperta o interesse dos alunos para a aula e a convivência entre eles.
  • Comparar teorias e realidade em sala de aula.
  • Ter uma observação precisa do estágio, para que venha somar para minha futura profissão.

3. Fundamentos teóricos 

Segundo Libâneo (1994), Educação é um conceito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento unilateral da personalidade, envolvendo a formação de qualidades humano-fisicas, morais, intelectuais, estéticas tendo em vista a orientação da atividade humana na sua relação com o meio social, num determinado contexto de relações sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (339.2 Kb)   docx (204.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com