TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha da Metodologia de ensino

Por:   •  25/3/2016  •  Resenha  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 4

No primeiro texto a autora Carvalho, discute a formação de professores, as diversas fases de desenvolvimento da criança e o processo de ensino aprendizagem e com isso procurou nos mostrar qual era a importância da educação da criança na época.

A formação educacional tornasse preocupante e ao mesmo tempo o profissional da área vem se mostrando cada vez mais preparados, pois muitos dependem da escola para terem um apoio na aprendizagem das crianças.

Com as novas definições legais a responsabilidade do profissional aumentou, o que significa que ele tem uma base inicial onde podem participar do projeto político pedagógico e faze-lo com qualidade para as crianças, para saber educar e cuidar do desenvolvimento da criança em suas diversas fases.

A sociedade também vem evoluindo com o passar dos anos com avanços tecnológicos e com isso os meios de comunicação e tecnológicos vem com força nas escolas, implicando num esforço coletivo tanto da escola como dos profissionais da educação. Embora a inicialização de educar crianças menores de 6 anos e a preparação seja lenta, ainda precisa de transformação social, econômica, política e ideológica, e isso é também um grande investimento para o desenvolvimento social de cada criança e um processo de preparação para a vida adulta, pois terá que se familiarizar com as diversas fases que terá que passar no decorrer da vida!

Nos séculos XVII e XVIII foram iniciadas as primeiras escolas de caridade ou escolas de damas onde as crianças carentes ou que não tinham famílias, receberiam cuidados com a saúde e também com a alimentação, pois as mães que cuidavam desse trabalho, por não terem um profissional na época eram mulheres que tinham um requisito necessário aos atributos à mãe além de serem caridosas.

A preocupação com a educação na época para os familiares, eram principalmente sobre as ações que as crianças iriam receber, tal como o disciplinamento severo, por terem propostas para a organização da educação infantil e se isso iria influenciar a função do profissional da área.

A criança tinha um espelho a seguir que eram suas mães que inicialmente tinham elas como suas educadoras e suas casas serviam como um local onde elas eram educadas e era um ambiente natural educativo.

A parti dos anos 40 foi então criado o departamento conhecido de higiene e puericultura, onde não teriam mais as criadeiras e sim profissionais treinados e responsáveis pela educação das crianças. Em 1994 a formação dos professores é reconhecida como uma transformação importante para a educação. Mas para isso teriam que ter formação e especificação nível superior, onde contemplariam conteúdos específicos a etapa educacional, pois se não o fizessem não poderiam estar preparados para a função inicial de educação infantil.

No segundo texto as autoras Jaqueline Paschoal e Maria Machado, procuraram nos mostrar os pontos positivos e negativos das crianças na educação, qual era o ponto de vista da família e da escola com as crianças nas diversas classes sociais e os avanços que tivemos na área, os retrocessos e os desafios enfrentados no século passado e atualmente.

A educação já teve um grande avanço, embora que no Brasil ainda existem muitos obstáculos e desafios, para alcançarmos um nível elevado na educação, pois quando comparado com outros países, a educação brasileira ainda tem muito a conquistar. Um grande exemplo é a educação infantil, por que de um certo modo ainda é vista pelos pais e pela sociedade como um “cuidar”, e com isso vemos que muitos ainda acreditam que a creche é apenas um ambiente onde as crianças precisem de cuidados como alimentação, proteção, higiene e cuidados pessoais. Sendo hoje em dia os profissionais que trabalham nas escolas de educação infantil (creche), precisam ser qualificados e as instituições precisam apresentar um projeto pedagógico, ondem apresentem todas as atividades de desenvolvimento para trabalhar a aprendizagem da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com