TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS: ESTUDOS COMPARATIVO EM RATOS HIPERTENSOS NÃO TRATADOS E TRATADOS COM INIBIDOR DA ENZIMA CONVERSORA DA ANGIOTENSINA

Ensaios: RESENHA SOBRE CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS: ESTUDOS COMPARATIVO EM RATOS HIPERTENSOS NÃO TRATADOS E TRATADOS COM INIBIDOR DA ENZIMA CONVERSORA DA ANGIOTENSINA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  1.170 Visualizações

RESENHA

Cicatrizaçao de feridas: Estudo comparativo em ratos hipertensos nao tratados e tratados com inibidor da enzima conversora da angiotensina.

O processo de cicatrizaçao exerce influencia de fatores ambientais e fisiológicos, com participação de vários elementos e setores do organismo, recebendo influência na qualidade da cicatrização.

Os medicamentos para hipertensão arterial, podem ou não interferir no processo de cicatrização de feridas de ratos?

Sabendo-se que a hipertensão arterial sistêmica é um problema de saúde publica nos países desenvolvidos, e o objetivo do tratamento é reduzir o risco de morbidade e mortalidade por conta das lesões em órgãos – alvo.

Considerado o medicamento padrão, o captopril foi o primeiro IECA descoberto na classe de drogas anti-hipertensivas.

O objetivo deste estudo, é constatar se há interferência da hipertensão arterial não tratada e da hipertensão arterial tratada com inibidor da enzima conversora da angiotensina (captopril) no processo de cictrização de feridas cutâneas em ratos.

O método utilizado para estudo, foi a utilização de 111 ratos, da linhagem wistar, machos adultos, provenientes do biotério central da PVC PR; distribuido em quatro grupos: grupo de controle normotenso e grupo de controle hipertenso, grupo experimento e grupo aferição. O grupo de controle normotenso apresentou cicatrizes mais resistentes nos tempos iniciais, porem, no 14º dia, a diferença nao era significante.

Neste estudo, os autores concluíram que durante o período de estudo não houve diferença entre hipertensos tratados e não tratados, afirmando que o uso do captopril não inibe a cicatrização cutânea em ratos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com