TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO LIVRO DE BIOLOGIA

Por:   •  27/4/2019  •  Resenha  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

SERTÃO PERNABUCANO - CAMPUS OURICURI

ALUNO

Resumo do capitulo 1, livro de biologia 2

Petrolina – PE, 2017

ALUNO

Resumo do capitulo 1, livro de biologia 2

Trabalho apresentado como requisito parcial para

Obtenção de aprovação na disciplina biologia II, no

Curso de informática, no Instituto federal de educação, ciência e tecnologia.

Prof.

Petrolina – PE, 2017

RESUMO

Trata-se de uma versão resumida do 1º capitulo do livro de biologia II, que apresenta uma explanação sobre reprodução humana e desenvolvimento embrionário. Todo o resumo apresenta em tópicos os trechos mais importantes sobre o tema, discorrendo sobre os processos levam a reprodução, o desenvolvimento embrionário e o nascimento.

 


Sumário

1. Noções gerais sobre reprodução        5

2. Gametogênese        5

3. Sistema genital masculino        6

4. Sistema genital masculino        6

5. Fecundação        7

6. Métodos anticoncepcionais        7

7. Doenças sexualmente transmissíveis (DST’s)        8

8. Desenvolvimento embrionário humano        8

9. Clivagem e gastrulação        9

10.  Organogênese        10

11. Gêmeos        10

Introdução

Resumo do primeiro capítulo, livro de biologia

1. Noções gerais sobre reprodução

        A reprodução é um fator primordial para a existência de uma espécie, é uma característica comum a todos os seres vivos, uma vez que todos os seres vivos são gerados a partir de outros iguais a ele.

        Na reprodução sexuada, dois processos são importantes de se abordar, são eles: a divisão molecular por meiose e a fecundação. Na meiose o número diploide de cromossomos é reduzido pela metade, e na fecundação é reestabelecido o número de cromossomos a depender da espécie. Assim ocorre a variação genética onde o material genético de um indivíduo é misturado a outro formando assim um organismo com características herdadas, ou seja, essa é a explicação para definir por que indivíduos se parecem com seus pais.

        Células diploides formadas por mitose a partir das células preexistentes constituem nosso corpo. Todas essas células são originadas de uma célula inicial, chamadas de ovo(Óvulo) que é o gameta feminino e zigoto(Espermatozoide) que é o gameta masculino. Os dois são formados por meiose de celas denominadas germinativas, que são diploides.

2. Gametogênese

        Assim é denominado o processo de formação de gametas, que se dividem em dois tipos de processos; espermatogênese e ovulogênese ou orogênese.

2.1. Espermatogênese

        Ocorre nos túbulos seminíferos, inúmeros túbulos enovelados que se encontram nos testículos, o processo é dividido em quatro períodos; período germinativo; de crescimento; maturação; e de diferenciação ou espermatogênese.

No período germinativo as células sofrem divisões celulares mitóticas originando um grande número de espermatogôneas, cada uma delas passa por um período de crescimento, neste período não ocorre divisão.

2.2. Ovulogênese

        Esse processo se divide em três fases, que ocorrem no ovário e no útero. Diferente do anterior não há uma fase de diferenciação. Os períodos são divididos em: germinativo, de crescimento e de maturação.

No período germinativo ocorrem divisões mitóticas das células germinativas primordiais, formando ovolugônias, que são diploides.

No período de crescimento aumentam o tamanho, sem que aja divisão celular, passam a ser chamadas de ovócitos I.

O período de maturação ocorre da seguinte maneira, a meiose II chega ao fim quando o ovócito II recebe estimulo causado pela penetração do espermatozoide, durante a fecundação, nesse caso o ovócito completa a divisão celular e torna-se ovulo, finalizando o período.

3. Sistema genital masculino

  • Esse sistema é formado por dois testículos, responsáveis por produzir os espermatozoides e também o hormônio sexual masculino, a testosterona. Que ficam alojados no escroto;
  • Dois epidídimos cada um deles é um tubo único, enovelado, e é associado a um testículo da bolsa escrotal;
  • Dois ductos deferentes, cada um partindo de um epidídimo, saem da bolsa escrotal e penetram na cavidade abdominal;
  • Dois ductos ejaculatórios, cada um continuando um ducto deferente;
  • Uretra;
  • Pênis;
  • Glandulas anexas, próstata, duas glândulas visiculosase duas glândulas bulbouretrais.

Os espermatozoides são produzidos nos testículos, armazenados nos epidídimos e eliminados no ato sexual. Através de um estimulo sexual onde ocorre a ejaculação.  

4. Sistema genital masculino

Esse sistema constitui-se em:

        

  • Dois ovários, responsáveis pela formação dos ovócitos e pela produção dos hormônios sexuais femininos estrógeno e progesterona;
  • Duas tubas uterinas.
  • Útero, onde ocorre o desenvolvimento embrionário e cuja parede descama na menstruarão;
  • Vagina, estrutura que recebe o pênis durante a relação sexual e serve de canal de saída para o fluxo menstrual e para o bebe no momento do parto.
  • Vulva, estrutura externa do sistema. É formado pelos grandes e pequenos lábios, pela abertura da vagina e da uretra e pelo clitóris, um pequeno órgão erétil, homologo ao pênis, importante para o estimulo sexual.

5. Fecundação  

No ato sexual só espermatozoides deslocam-se até a tuba uterina, quando chegam apenas um é fecunda o ovócito II.

 O espermatozoide atravessa a corona radiata e a zona pelúcida. O espermatozoide atinge a membrana plasmática e inicia a penetração no corpúsculo polar, forma-se uma membrana de fecundação que impede a entrada de novos espermatozoides.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com