TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio aldicarb

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

O Aldicarb (C7H14N2O2S) é um inseticida, acaricida e nematicida comercializado no Brasil exclusivamente sob a forma de agrotóxico Temik 150, da empresa Bayer (ANVISA, 2006).

É uma substancia altamente tóxica com uma DL50 oral de 0,9 mg/Kg em ratos e 0,4 mg/Kg em camundongos. A absorção pelo trato gastrintestinal acontece facilmente, podendo ser inalado e ou absorvido pela pele. Possui uma elevada toxicidade em seus princípios metabólitos (ANVISA, 2006).

O Aldicarb é um praguicida sintético que possui solubilidade em água e na maioria dos solventes orgânicos, em condições ácidas mantém estável, já em meios alcalinos é degradado, não-inflamável e não-corrosivo. Apresenta meia vida de 9 a 60 dias, dependendo do tipo de solo e condições climáticas. O uso de Aldicard é feito diretamente no solo, após a aplicação, é absorvido pela raiz e distribuído por todo vegetal, portanto, a lavagem simples da planta não é o suficiente para eliminar o praguicida (XAVIER; RIGHI; SPINOSA, 2007).

Vários métodos analíticos estão disponíveis para a identificação de Aldicard, incluindo a Cromatografia em Camada Delgada. A maioria dos laboratórios dos Institutos de Criminalísticas e Médico-legais utiliza CCD por não possuírem aparelhagem sofisticada como a de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. Essa técnica apresenta limitações em relação a detecção e identificação de compostos polares, não proporcionando, portanto, a caracterização dos produtos de biotransformação (CAZENAVE, et al. 2005).

2 OBJETIVOS

A CCD é empregada como método para a detecção do Aldicarb com finalidades forenses podendo servir como um método qualitativo de triagem ou mesmo como ferramenta diagnóstica nos casos de intoxicação não fatais, quando a confirmação do diagnóstico facilita a escolha do melhor regime terapêutico.

A prática teve como objetivo determinar a presença de Aldicarb em amostra alimentícia pelo método QUECHERS utilizando Cromatografia em Camada Delgada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com