TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de microbiologia

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

As bactérias são microrganismos procarionte, microscópios, unicelulares e que se reproduzem principalmente por fissão binária.

Os procariontes são fundamentais para a manutenção da vida em nosso planeta, algumas espécies atuam como decompositoras outras espécies são fotossintetizantes, quimiossintetizante, certas espécies vivem em associação e algumas espécies que fazem fermentação. Outras bactérias e cianobactérias são nitrificantes, outras são desnitrificantes.

A diversidade metabólica nos procariontes é enorme e muito maior do que verificada nos eucariontes. Todos os tipos de fermentação e de respiração podem ser realizados por procariontes, assim como os processos de quimiossíntese e fotossíntese oxigena e não oxigena.

A presença de bactérias pode ser verificada em quase todos os ambientes. O desenvolvimento bacteriano é simples e muito rápido em condições ambientais favoráveis. O meio de cultura in vitro é muito utilizado aonde as condições naturais são simuladas. O crescimento bacteriano pode ser caracterizado pelo crescimento de colônias que são aglomerados de células originadas de uma única célula bacteriana.

O método de coloração de Gram é o mais utilizado em Bacteriologia e permite a diferenciação da maioria das bactérias em 2 grupos pelas diferenças marcantes na parede celular que apresentam, sendo que as G+ possuem uma espessa camada de peptideoglicano e ácido teicóico, e as G-, uma fina camada de peptideoglicano, sobre a qual se encontra uma camada composta por lipoproteínas, fosfolipídeos, proteínas e lipopolissacarídeos. Baseado nessas diferenças de parede celular os corantes utilizados coram as bactérias Gram-positivas em roxo e as Gram-negativas em vermelho.

EXPERIMENTO 1 – PESQUISA BACTÉRIAS DO CORPO.

Objetivo: Observar a presença de bactérias em diversas partes do corpo humano

1. Materiais:

-  1 Placa de Petri com ágar nutriente

-  Swab estéril

- Soro fisiológico

2. Procedimento:

1. Foi escolhida uma parte do corpo, a axila, e coletado uma amostra passando o swab estéril umedecido com soro fisiológico.

2. Depois fez- se a semeadura no meio de cultura.

3. Incubou-se a 37º C por 24h e observou-se os resultados.

3. Resultados:

Observou-se o crescimento de grande quantidade de colônias de bactérias no meio de cultura.

[pic 1][pic 2]

4. Conclusão:

Características fenotípicas das colônias: Staphylococcus aureus conhecido como estafilococo-dourado. Juntamente com a Escherichia coli, é uma das mais antigas bactérias simbiontes do homem. Porém, em grandes quantidades, pode ser uma virulenta espécie do seu gênero, devido à presença de toxinas.

Têm forma esférica (são cocos), cerca de  0,5 a 1,0 µm de diâmetro, e formam grupos com aspecto de cachos de uvas com cor amarelada.

 

EXPERIMENTO 2 – PESQUISA BACTÉRIAS DO AMBIENTE.

Objetivo: Observar a presença de bactérias no ambiente.

1. Materiais:

- 1 Placa de Petri com ágar nutriente

- Swab estéril

- Soro fisiológico

2. Procedimento:

1. Foi escolhido um ambiente, a válvula de descarga do banheiro, e coletado uma amostra passando o swab estéril umedecido com soro fisiológico sobre a superfície.

2. Depois fez- se a semeadura no meio de cultura.

3. Incubou-se a 37º C por 24h e observou-se os resultados

3. Resultado:

Houve a formação de aglomerado de pontos amarelados, ou seja, uma quantidade moderada de colônias de bactérias. São bactérias de forma esférica, ovoide ou arredondada. Quando agrupadas aos pares, recebem o nome de diplococos. Quando o agrupamento constitui uma cadeia de cocos, estes são denominados estreptococos. Cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva, recebem a designação de estafilococos.

[pic 3]

4. Conclusão:

  Banheiros públicos são lugares onde as pessoas satisfazem as suas necessidades fisiológicas. No entanto, eles nem sempre encontram higiene e limpeza nesses locais, que estão produzindo microrganismos. E as infecções causadas por microrganismos, sobretudo as de origem fecal, tem se tornado assunto de grande importância para saúde pública. Com base nos resultados obtidos até o momento percebeu-se a prevalência de bactérias gram negativas e cocos gram positivos nos banheiros femininos e masculinos. Estes resultados revelam uma contaminação já esperada, devido ao banheiro ser um ambiente com grande movimentação de pessoas e ter como característica principal a umidade que influencia na sobrevivência das bactérias. Sabendo-se que os fungos e as bactérias e os produtos de seu metabolismo são maléficos para o organismo humano, torna-se necessário o estudo dos microrganismos que colonizam superfícies inanimadas, pois assim será possível adotar hábitos corretos de higiene, prevenir o surgimento de infecções e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos usuários dos estabelecimentos.

 

EXPERIMENTO 3 – EFEITO DA ANTISSEPSIA

Objetivo: Avaliar o crescimento de bactérias quando expostas a substancias antissépticas.

1. Materiais:

- 1 Placa de Petri

- Álcool etílico

2. Procedimento:  

1. Foi dividida a placa em dois lados, um lado sujo e outro lado limpo.

2. Passou-se o dedo antes de ser lavado no lado sujo e depois de ser lavado com álcool foi passado no lado limpo da placa.

3. Incubou-se a 37º C por 24h e observou-se os resultados.

3. Resultado:

Na prática realizada foi observado o desenvolvimento de micro-organismos nas amostras coletadas de um aluno do grupo. Após a realização da prática, verificou-se a presença de maior quantidade de colônias de bactérias no lado sujo da placa de Petri. E no lado limpo, que foi após a assepsia do dedo, a quantidade de colônias foi menor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (526.8 Kb)   docx (403.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com