TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio membrana plasmática

Por:   •  29/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

                             Educação Física Bacharel 2º semestre

Ora                       Trabalho 

De Biologia Humana

Tutor presencial: a Selma Bellusci

“Relatório sobre Membrana Plasmática”

NOME: João Victor de Almeida Batiston                            RA: 8060364

Relatório sobre Membrana Plasmática

    O transporte vesicular que conduz substâncias para o interior da célula é denominado de Endocitose, enquanto o transporte que as conduz ao exterior é chamado de Exocitose.

Endocitose

    Processo que permite o transporte de substâncias do meio extra- para o intracelular, através de vesículas limitadas por membranas. A endocitose é dividida em três tipos:

  • Pinocitose
  • Fagocitose
  • Endocitose mediana

Pinocitose

    Na pinocitose as vesículas são de dimensões pequenas e a célula ingere moléculas solúveis que de outro modo, teriam dificuldades em penetrar a membrana. Esse mecanismo envolve gasto de energia e é muito seletivo para algumas substancias, como os sais, aminoácidos e certas proteínas, todas elas solúveis em água.

                       [pic 2]

Fagocitose
   
    Muito semelhante a pinocitose, porem a diferença é o fato de que o material envolvido pela membrana na estar diluído. Os glóbulos brancos utilizam a fagocitose para envolver materiais estranhos como bactérias ou até células danificadas.

          [pic 3]

Endocitose mediana

    Para a entrada na célula deste modo é necessário que a membrana possua receptores específicos para a substancias em questão. Este mecanismo é utilizado por muitos vírus (exemplo o HIV) e toxinas para penetrar na célula, dado que ao longo do tempo foram desenvolvendo uma complementaridade com os receptores.

          [pic 4]

Exocitose

    Enquanto que na endocitose as substancias entram nas células, na exocitose ocorre o processo inverso. Após ser endocitado, o material sofre transformações sendo os produtos resultantes absorvidos através da membrana do organito e permanecendo o que resta na vesícula de onde será posteriormente exocitado.

                              [pic 5]

A exocitose permite a excreção e secreção de substâncias em três fases: Migração, Fusão e Lançamento. Na primeira, as vesículas de exocitose deslocam-se através do citoplasma. Na segunda, dá-se a fusão da vesícula com a membrana celular. Por último, lança-se o conteúdo da vesícula no meio extracelular.

                                  [pic 6]

Referências Bibliográficas:

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito14_2.php

http://www.ufrgs.br/biologiacelularatlas/memb4.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (258.3 Kb)   docx (349.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com