TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre O Filme Crash

Artigo: Relatório Sobre O Filme Crash. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2014  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  1.097 Visualizações

Página 1 de 2

Crash é um filme onde são mostradas diversas estórias diferentes que, em determinado ponto, se unem devido a um fator em comum. Tais estórias ocorrem em um período pós-tragédia, onde o mundo ficou chocado após o evento ocorrido em 11 de setembro, envolvendo as torres gêmeas e uma organização terrorista. Tal evento serviu como motivação para o aumento do racismo e xenofobia no país.

O filme é bastante realista quando se fala na divisão das classes, no preconceito e na agressividade, mostrando a forma com que as atitudes tomadas por indivíduos afetam o coletivo. Esses fatores tornam o filme um tanto polêmico.

O enredo se passa em Los Angeles, porém os temas abordados podem ser observados em, praticamente, todas as sociedades, inclusive na nossa. Nele, um grupo de excelência branca, ao se encontrar necessitado de mão-de-obra proveniente de outras etnias, sente-se um tanto inseguro, o que acarreta no aumento da intolerância e do racismo.

Na nossa sociedade ocorre algo semelhante. A falta de ética acarreta na intolerância, o que gera preconceito, racismo, xenofobia e, cada vez mais, a sociedade torna-se individualista. Assim como no filme, as atitudes tomadas por esses indivíduos afetam no coletivo de forma negativa, por exemplo: Se um político, totalmente ausente de ética e sem nenhum senso coletivo, utiliza o dinheiro que seria investido em saúde pública para fins pessoais, consequentemente haverá um aumento nas filas em postos de saúde.

O problema é que, em épocas de crise, como de 11 de Setembro ou, como exemplo mais atual, a Grécia com problemas financeiros, toda individualidade se multiplica. Quando isso ocorre, o preconceito contra outras etnias aumenta, assim como mostrado no filme.

Diz a música de Yasmim de Amaral,

“Quem dera o mundo fosse um só pais

E houvesse mais respeito e mais verdade

Um rumo certo pra seguir, mais clareza mais honestidade.

E senso de humanidade. “

Se, em um todo, cada individuo fosse capaz de pensar no bem coletivo, sem se preocupar com diferenças sociais, étnicas, sexuais, etc. teríamos uma sociedade com menos filas em hospitais públicos, mais pessoas alfabetizadas, menos tragédias envolvendo motoristas alcoolizados entre outras coisas.

Portanto, ao analisar o filme e a sociedade como um todo, percebemos que, se não existe tolerância, não haverá paz. Se não existe ética presente em cada indivíduo do coletivo, a única coisa que irá prevalecer, será um espaço para discórdia, intolerância, violência e corrupção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com