TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Aula Pratica

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  5.456 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO – IFES

Carlos Eduardo canguçu de lima

HIAGO FERNANDO VAGMaKER GONÇALVES

LUÍZ ROBERTO dos santos pereira

RELATÓRIO DE BIOLOGIA: DESNATURAÇÃO DE PROTEÍNA E MICROSCÓPIO

NOVA VENÉCIA

2015


[pic 1]

RELATÓRIO DE BIOLOGIA: DESNATURAÇÃO DE PROTEÍNA E MICROSCÓPIO

Turma: V11

Nome do Aluno: Carlos Eduardo, Hiago Fernando e Luíz Roberto

Data: 03/08/15

1. desnaturação de PROTEÍNA

O objetivo desses experimentos é conhecer os principais fatores que causam a desnaturação de proteínas. Para isso foi feito uma série de experimentos que serão retratados e explicados ao longo deste relatório. No total foram feitos 3 experimentos só para esse assunto que será discutido. Mas o que são proteínas? As proteínas são macromoléculas biológicas constituídas por uma ou mais cadeias de aminoácidos. As proteínas estão presentes em todos os seres vivos e participam em praticamente todos os processos celulares, desempenhando um vasto conjunto de funções no organismo, como a resposta a estímulos e o transporte de moléculas. Muitas proteínas são enzimas que catalisam reações bioquímicas vitais para o metabolismo.

1.1 EXPERIMENTO 1

Experimento a):

Neste experimento foi colocado 200ml de leite em uma leiteira, esse leite foi posto para ferver durante alguns minutos. Em quanto estava fervendo foi possível observar um precipitado no leite(nata) e um cheiro muito característico. A nata nada mais é do que proteína desnaturada, isso acontece por que quando a temperatura é elevada são destruídas todas as ligações só restando as ligações primárias que são as peptídicas, já o cheiro característico de leite fervido é por que houve uma decomposição de lactoglobulinas formando assim sulfureto de hidrogênio que um cheiro muito característico.

Experimento b):

Nesse experimento foi colocado um ovo para cozinhar, depois dele cozido ele foi descascado e cortado ao meio. Percebemos então que o ovo ficou solido e sua clara branca, isso acontece por que em seu aquecimento ocorre a aglutinação e a precipitação da albumina, que é a proteína da clara do ovo, é por isso que ela se torna branca.

QUESTÃO 1: A febre alta é perigosa pois com o aumento das proteínas haverá a desnaturação da mesma, então para controlar os níveis de proteínas nosso organismo começara a produzir proteínas, aumentando assim o metabolismo, o aumento de batimentos cardíacos e o aumento da demanda de oxigênio, isso pode levar a convulsões

1.2 EXPERIMENTO 2

Neste experimento foi medido 25ml de álcool etílico e colocado em um béquer de 50ml, depois foi inserido um ovo cru e sem casca dentro do béquer. Percebemos então que depois de 20 minutos o ovo havia se separado do álcool e que a clara começava a ficar branca. Isso acontece pois assim como o calor, o álcool também atua sobre a albumina presente na clara do ovo, causando a sua desnaturação proteica.

QUESTÃO 2: O álcool pode ser usado como desinfetante porque ele penetra e dissolve permanentemente a estrutura proteica de uma bactéria, ou seja, desnaturando todas elas.

[pic 2]

Figura 1 Antes e depois

1.3 EXPERIMENTO 3

Neste experimento foi separado a clara de um ovo cru, dessa clara foi retirado 2,5ml e adicionado a um béquer junto com 90 gotas de vinagre, depois de algum tempo percebeu-se a desnaturação da clara, isso acontece por que como no aquecimento a mudança drástica de PH pode causar a desnaturação das proteínas. Para comprovar fizemos outro experimento, onde colocamos em um béquer de 50ml, 5ml de leite e 60 gotas de vinagre, percebemos então que em alguns minutos aquele leite havia coalhado, ou seja, ele também desnaturou.

[pic 3][pic 4]

Figura 2 Clara do ovo e leite com vinagre

QUESTÃO 3:

Para a produção de queijos e iogurtes é pingado uma gota de limão antes do aquecimento, isso é para que o limão abaixe um pouco o PH do leite, depois do aquecimento em vez de nata o leite coalhará, pois, em PH ácido as proteínas tendem a se comportarem diferente do normal.

2. IDENTIFICAÇÃO DE AMIDO

O objetivo deste experimento é verificar a presença ou não de carboidratos em alimentos variados, por meio da aplicação de tintura de iodo. Para isso foi feito um experimento que será resumido e explicado. Mas o que são os carboidratos? Os carboidratos são compostos orgânicos constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio, podendo apresentar nitrogênio, fósforo ou enxofre na sua composição. Eles são também as biomoléculas mais abundantes na natureza.

2.1 EXPERIMENTO 4

Neste experimento foi diluído 10 gotas de tintura de iodo em 10ml de água, depois este produto foi pingado em cada alimento(pedaço de batata, pedaço de pão, maisena e sal) em uma placa de Petri. Então se observou que no pão, na maisena e na batata quando se pingava o diluído de tintura de iodo a gota ficava roxa, isso aconteceu por que quando o amido e o iodo se encontram, o iodo se liga no amido, através de uma reação química, dando origem a um composto de coloração azul. Se a solução de iodo não for diluída, o azul é tão intenso que parece arroxeado. Os amidos são várias moléculas de glicose que tem sua formula como C6H12O6. Já no sal isso não acontece por que não existe glicose em sua forma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (329.1 Kb)   docx (218.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com