TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio Ledoc

Por:   •  17/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  4.354 Palavras (18 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ[pic 1][pic 2]

Campus Universitário Ministro Petrônio Portella

Centro de Ciências da Educação

Curso de Licenciatura em Educação do Campo

REGÊNCIA ENSINO FUNDAMENTAL

TERESINA-PI

2018.1

MARIA ALZENEIDE SOARES DA SILVA

REGÊNCIA ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado II, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza-CCE/UFPI, sob orientação do Prof. Adriano Santana.

TERESINA-PI

2018.1

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------

03

  1. METODOLOGIA -----------------------------------------------------------------------

04

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO------------------------------------------------------

05

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS ----------------------------------------------------------

06

REFERÊNCIAS --------------------------------------------------------------------------

07


  1. INTRODUÇÃO

        

O Presente relatório tem como finalidade apresentar as informações que foram obtidas durante o estágio de regência I, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza da UFPI.

É através da regência que descobrimos nossos pontos positivo e negativo, sempre com o intuito de melhorar a cada dia mais. Pois, é trabalhando em cima das metas que podemos alcançar bons resultados. Todavia, é inaceitável esquecer nosso compromisso com a realidade vivida e a situação em que se encontra cada aluno, o respeito diante de uma situação alarmante é uma ferramenta que precisa ser zelada e respeitada por todos que fazem educação.

O papel fundamental da educação tendo em vista geral o objetivo entende que a prática da cidadania na educação é um meio de reproduzir laços de união, propondo condições de vida social e inserção dos educandos na vida em sociedade.

A importância do professor é o compromisso com a sociedade. Sua responsabilidade é preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos e participantes na família, no trabalho, nas associações de classe, na vida cultural e política. (LIBÂNEO, 1994)

O ensino corresponde às ações indispensáveis para realização da instrução; é a atividade conjunta do professor e dos alunos na qual transcorre o processo de transmissão e assimilação ativa de conhecimentos, habilidades e hábitos, tendo vista a instrução e a educação. A escola deve ser unitária. O ensino básico é um direito fundamental de todos os brasileiros.

O papel do professor é construir conhecimentos nos alunos para que possam construir opiniões próprias. O ensino de ciências naturais também é espaço privilegiado em que as diferentes explicações sobre o mundo, os fenômenos da natureza e as transformações produzidas pelo homem podem ser expostos e comparados. (PCNs, 2000). O ensino de ciências prepara o estudante para os desafios que surgem em uma sociedade. Esse ensino é importante, pois conceitos e procedimentos desta área contribuem para a ampliação das explicações sobre fenômenos da natureza como também ações do cotidiano.

Desse modo, a regência I é um instrumento que nos permite a pratica das metodologias, que nos interessa, a partir da experiência, conhecer as normas e regras de funcionamentos que regem a aula, adequando ao contexto da qual serão postas em prática como: a dinâmica, a comunicação, a interação entre o aluno e professor, para o desenvolvimento do ensino- aprendizagem de Ciências.

  1. METODOLOGIA

Para desenvolver o estágio de regência na E.M.E.F. Norberto Moreira Lima foi feito 15 planos com duas aulas cada um totalizando 30 aulas com duração de 100 min que corresponde 50min cada aula aplicada, as quais foram realizadas no período de 05 de março de 2018 a 03 de abril do ano corrente.

 Para tanto, as aulas foram desenvolvidas de acordo com cada plano de aula elaborado para esse período. Antes de elaborar o planejamento, foi realizada uma leitura no caderno de planejamento da professora regente da turma Maria do Socorro Sousa de Assis, para seguir com os mesmos conteúdos que ela estava desenvolvendo, a gestora Leonara Lima Farias procurou acompanhar em todos os planejamentos dando ideias de como melhor desenvolver as atividades, por isso a importância do planejamento elaborado diariamente de acordo com as necessidades do aluno com atividades reflexivas e inovadoras para estimular os mesmos a ter o hábito de leitura.

Ao entrar em sala, os alunos foram receptivos e participativos durante todas as atividades, apresentando bons resultados nos trabalhos em grupos e individuais. Os temas trabalhados foram em resumo: Biosfera, Cadeia alimentar, Habitat e Nicho Ecológico os quais foram abordados com exposição no quadro negro e Data Show, explicações e atividades relacionadas aos conteúdos planejados.

Em síntese, a metodologia aplicada trouxe resultados positivos na realização da tarefa dos alunos. Isso somente foi possível com o apoio da professora observadora que deu total liberdade para desenvolver as atividades propostas.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO        

Para iniciar a regência, foi utilizado o livro didático e o capítulo a ser trabalhado era sobre a matéria e Fluxo de Energia nos Ecossistemas, um voluntário iniciou a leitura, a cada parágrafo lido destacavam os termos principais, procurando saber o conhecimento prévio dos alunos. Eles demonstravam domínio do conteúdo, mas no momento da leitura pode-se perceber que a mesma não era bem trabalhada, pois os alunos sentiam dificuldade em ler e cometiam erros graves para alunos do Ensino Fundamental II.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (502.1 Kb)   docx (261.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com