TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório - hospital universitário

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 2

A visita ao Hospital Universitário Onofre Lopes teve início aproximadamente as 10h e fomos para uma sala onde a nutricionista local nos falou de sua rotina no HUOL, tal como suas atribuições e funcionalidades dentro de uma equipe multidisciplinar. No Hospital, os nutricionistas têm o dever de prescrever, planejar, analisar, supervisionar e avaliar dietas para enfermos. Além de proporcionar a educação alimentar.

Os pacientes do hospital são atendidos pelos nutricionistas normalmente em seus leitos, durante as rondas, as quais é verificado o estado nutricional do enfermo. Essa verificação se dá a partir de uma avaliação nutricional por diagnóstico clínico, exames laboratoriais, anamnese alimentar e exames antropométricos. Então, cada paciente receberá uma dieta especifica para o seu estado de saúde. Para um bom funcionamento das avaliações nutricionais, o nutricionista deve registrar diariamente no prontuário dos pacientes a prescrição dietoterápica e evolução nutricional.

Vale destacar também a função de docência dentro do HUOL, pois como é um hospital universitário os nutricionistas devem passar para os demais as suas experiências, a fim de melhorar o conhecimento geral sobre a área.

Um outro aspecto que o nutricionista pode trabalhar no hospital é a manipulação de dietas enterais, o qual ele vai orientar e supervisionar a produção, rotulagem, estocagem e administração das dessas.

Desse modo é possível observar a extrema importância de um nutricionista também nesse ambiente, visando a promoção da saúde.

CONCLUSÃO

A realização das visitas nas Unidades de Alimentação Coletiva, Nutrição clinica e Saúde Coletiva foram muito validas, pois conseguimos compreender as rotinas das unidades e o papel desempenhado pelos nutricionistas em cada área, observando suas atribuições.

Foi possível realizar o acompanhamento da produção dos alimentos no Restaurante Universitário, fazer avaliação dos fluxos de usuários nas unidades através dos dados repassados, entender a importância da integração com os demais profissionais, compreender a importância das palestras e treinamentos voltados aos funcionários de outras áreas para que possam colaborar de forma gratificante, entre outras atividades.

As visitas realizadas atenderam as expectativas conforme o conteúdo que nos foi passado em sala de aula, dúvidas foram eliminadas e foi uma boa ferramenta para que cada aluno possa começar a se identificar com o ramo da Nutrição que se deseja seguir.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com