TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório observação algas

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  3.726 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de observação de algas em microscópio ótico

Introdução

Foi realizada na aula prática de Biologia Molecular da Célula que se realizou no dia 18 de Março de 2016, uma observação de alguns organismos eucariontes, mais concretamente o plâncton.

O plâncton é classificado em 4 grandes grupos:

  • Zooplâncton- Composto por animais e larvas microscópicas.
  • Bacterioplâncton- Composto por organismos procariontes autotróficos ou heterotróficos.
  • Protozooplâncton- Composto maioritariamente por organismos do reino protista.
  • Fitoplâncton- é composto por organismos microscópicos que flutuam na superfície de águas salgadas, doces ou salobras. Estes organismos, o fitoplâncton, serão observados na aula prática através do microscópio ótico. Na observação que será realizada no laboratório de biologia será possível distinguir 2 subgrupos importantes:
  • Bacillariophyceae (diatomáceas) - são organismos que possuem clorofilas, xantofilas e cretinoides como pigmentos, produzem um exosqueleto composto de sílica e podemos encontra-las principalmente em zonas costeiras. [pic 2]

[pic 3]

  • Dinophyta (dinoflagelados) - são organismos que possuem dois flagelos, possuem clorofilas, xantofilas e carotenos. Em alguns destes organismos formam esqueleto rígido celulósico. São os responsáveis pelas denominadas “marés vermelhas” devido à libertação de algumas toxinas que utilizam como defesa.

[pic 4]

[pic 5]

Estes seres eucariontes são inseridos em diversos grupos dependendo das suas dimensões. Na amostra disponibilizada para a observação destes seres apenas poderemos observar seres do grupo macroplâncton (fig.3), mesoplâncton (fig.4), e microplâncton (fig.5) que têm dimensões entre os 20 μm até os 20 cm.

 [pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

Métodos e Material:

Para a observação das algas na aula prática do dia 18 de Março de 2016 foi feita uma preparação de plâncton. O plâncton utilizado foi proveniente de uma recolha realizada no mês de março de 2015 e outra recolha do mês de maio de 2015. Não foi possível utilizar uma amostra recolhida recentemente devido ao estado do tempo e agitação marítima. Para esta preparação foi colocada uma gota da amostra do recipiente recolhido no mês de Março de 2015 no centro de uma lâmina e colocada uma lamela sobre a gota aplicada. Após da observação desta amostra feita outra preparação desta vez com amostra recolhida no mês de Maio de 2015. Após a observação com as lentes 5x, 10x e 40x foi utilizado o óleo de imersão para observação na lente ótica de 100x.

Objetivo:

Esta experiencia tinha como objetivo principal a observação de seres foto autotróficos, mais concretamente o plâncton. Através das amostras disponíveis apenas temos como objetivo observar o plâncton das seguintes dimensões: Macroplâncton (2-20 cm); Mesoplâncton (0,2-20mm); microplâncton (20-200 μm)

Resultados:

Após concluir a observação do macroplâncton, mesoplâncton e microplâncton foi possível concluir que existia um maior número de organismos na amostra recolhida no mês de Março. Este facto presume-se que aconteça devido à reprodução que estes organismos realizam acontece maioritariamente nas alturas do ano onde faz mais frio.

As figuras abaixo (fig.6, fig.7, fig.8, fig.9) referem-se aos esboços que realizei na sala de aula aquando da observação destes organismos.

 [pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17]

[pic 18][pic 19]

        Além da observação destes seres foi possível também observar a presença de animais marinhos ao contrário do que estava a pensar. Aquando da observação destes animais marinhos, pensei estar a observar organismos pertencentes ao fitoplâncton, organismos estes que pensei estarem inseridos no domínio do macroplâncton. Após o professor observar os seres que pensei ser macroplâncton foi possível concluir que eram apenas animais marinhos e não fitoplâncton como suspeitava. Na tabela em baixo (tab.1) dispõem-se os organismos que eram possíveis observar nestas amostras. Esta tabela foi-nos facultada pelo professor de modo a identificarmos a espécie a que pertenciam os organismos que observámos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (524.3 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com