TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Hidricas - Resolução

Por:   •  31/8/2019  •  Resenha  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

AGRONOMIA

ALUNO: ELSON FELIX DOS SANTOS

 Estudo dirigido Fisiologia vegetal – Relações hídricas

 

1- Fale um pouco sobre as propriedades de coesão e adesão da água e sua importância para as plantas:

R – Coesão e adesão são propriedades da água muito importante para as plantas, sem elas dificilmente teríamos árvores com grandes tamanhos, como as sequoias, pois as moléculas de água não teriam uma tensão suficiente para elevar o fluido.  Dessa forma, temos que a coesão é a capacidade que uma substância tem de permanecer unida, resistindo à separação. É isso acontece devido as pontes de hidrogênio no qual são muito fortes. Já a adesão, é a capacidade da água se aderir à outras moléculas em função da polaridade.

 

2- O que é fluxo de massa? Como ocorre e dê um exemplo no corpo da planta:

R – Movimento em massa da água numa mesma direção devido a aplicação de uma força externas (gradiente de pressão).

Podemos do exemplo da seiva do floema que se move por fluxo de massa (gravidade) das folhas para outras partes do corpo da planta.

 

3- Defina potencial hídrico e discuta a sua importância para o estudo das relações hídricas e no contínuo solo-planta-atmosfera:

R - Potencial hídrico é a água no sistema solo-planta-atmosfera no qual busca constantemente o equilíbrio termodinâmico, se mover de locais onde apresenta maior energia para aqueles onde o nível energético é mais baixo.

 

4- Defina potencial gravitacional. Por qual motivo esse potencial não precisa ser considerado no cálculo do potencial hídrico celular?

R – O potencial da gravidade faz a água mover-se para baixo, a não ser que uma força igual e oposta se oponha à força da gravidade. A componente gravitacional é despresado em considerações do transporte de água ao nível celular, porque diferenças neste componente entre células vizinhas são desprezíveis, se comparadas às diferenças no potencial osmótico e à pressão hidrostática.

5- Defina:

  1. Água capilar

 R - Água que preencher os espaços existentes entre as partículas do solo. E também é a água que a planta absorver.

  1. capacidade de campo

R – É a capacidade máxima em que um solo pode reter água.

  1. ponto de murcha permanente.

R – É o teor de umidade no qual a planta não consegue mais retirar água do solo, mesmo havendo água nos micrósporos do solo.

6- Quais as rotas (vias) de movimento da água após ter sido absorvida pela raiz, até chegar no xilema? Faça uma breve descrição das rotas:

R – As raízes absorver água através de 3 movimentos, apoplastíco, transcelular e simplástico todos ao mesmo tempo.

Nos movimentos apoplastíco a água é absorvida pela parede celular sem atravessar a membrana e espaços intercelulares. Já o transcelular, água se mover de célula para célula passando pelo vacúolo. O movimento simplástico, a água percorre através do protoplasto de uma celula para outra via plasmodesmo.

7- Os estômatos controlam a subida de seiva bruta em um fluxo em massa por meio da abertura do ostíolo. Fale sobre o mecanismo de movimento estomático pela osmorregulação de células-guarda (entrada e saída de íons):

R – A alta concentração de íons faz com que seja realizada a abertura do ostíolo e em baixa concentração o mesmo se fecha.

8- Discuta sobre a influência dos fatores ambientais como água, temperatura, dióxido de carbono e luz no movimento estomático:

R – Os fatores ambientais são o que influencia a planta a abrir ou fechas seus estômatos. Fator luz, fazem com que na presença a planta realize a abertura dos estômatos, já na falta ela fecha, com exceções das plantas com metabolismo CAM. O mesmo ocorre com a água, na sua presença faz com que os estômatos abram, e em sua falta eles se fecham. Já o CO2 quando em excesso no meio causa o fechamento dos estômatos e na sua falta faz com que se abram. A temperatura faz com que os estômatos se abram, mas até um certo ponto, ao ultrapassar temperaturas acima de 35 °C a planta fecha seus estômatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com