TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reproduçao animal, vegetal...

Por:   •  17/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 3

     CHILE

A economia Chilena cuja moeda é o peso, é conhecida internacionalmente como uma das mais solidas do continente. Estabelece relações com o comércio exterior. Com o objetivo intensificar as importações e exportações, o Chile assinou acordos comerciais para reduzir as tarifas alfandegárias. Em 2008 o PIB do Chile atingiu a marca de 169,4 bilhões de dólares, este número esta em constante crescimento desde 1970 quando o país adotou o modo neoliberal, que dava a oportunidade para investimentos internacionais. O Chile se destaca em três setores da economia, agropecuária, serviços e indústria. A agropecuária corresponde a 5% do PIB e a 10% das exportações, baseia-se nos cultivos de trigo, uva, aveia, cevada, milho, girassol, alho, beterraba, etc. As belezas naturais e valor histórico do país movem aproximadamente 2 milhões de pessoas para o turismo. E a indústria é responsável por 50% do PIB nacional, se localiza na capital, Santiago. Baseia-se na produção alimentícia de vinho, têxtil, metalúrgico, siderúrgico, mecânico, maquinário, cimento, madeira e derivados, beneficiamento de minérios, etc.

A mineração é uma das principais responsáveis pela captação de dinheiro. O solo chileno é extremamente rico em recursos minerais, com destaque para as reservas de cobre o país é o maior produtor e exportador mundial. Outros importantes minérios são o carvão, manganês, minério de ferro, molibdênio, zinco, chumbo e ouro.

        No entanto o Chile apresenta uma grande desigualdade social fato que causa uma grande diferença entre ricos e pobres, poucos ganham muito e muitos ganham pouco.

As bases econômicas do Chile no século XIX eram as seguintes, o Capitalismo que é um modo de produção fundado na divisão da sociedade em duas classes essenciais: a dos  proprietários dos meios de produção e a dos proletários. Podemos definir também como: “Um sistema socioeconômico baseado no reconhecimento dos direitos individuais, em que toda propriedade é privada e o governo existe para banir a iniciação de violência humana. Em uma sociedade capitalista, o governo tem três órgãos, a polícia, o exército e as cortes de lei”. E o Neoliberalismo, que é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia, onde deve haver total liberdade de comércio, para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

Enquanto a politica do país, em setembro de 2005, o presidente Ricardo Lagos assinou, em lei, várias emendas constitucionais aceitas pelo Congresso. Estas contêm a eliminação de cargos de senadores nomeados e senadores vitalícios, que concede ao presidente a autoridade para remover os comandantes em chefe das forças armadas, e diminuir o mandato presidencial de seis para quatro anos. O poder judiciário do Chile é independente e inclui um tribunal de recurso, um sistema de tribunais militares, um tribunal constitucional e o Supremo Tribunal do Chile. Em junho de 2005, o Chile terminou uma reforma de âmbito nacional de seu sistema de justiça criminal. A reforma substituiu o processo inquisitorial com um sistema acusatório mais parecido com o dos EUA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (297.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com