TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Célula Animal, Vegetal E Transporte

Casos: Célula Animal, Vegetal E Transporte. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 4

CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS: Citologia

Jaguariúna

2014

Célula animal

É uma célula eucariótica, ou seja, uma célula que apresenta o núcleo delimitado pela membrana (carioteca) podem ser também unicelulares, como as amebas. Há também, as pluricelulares, como plantas e animais.

A célula animal (como toda a célula eucariótica) é delimitada pela membrana plasmática, ribossomo, citoplasma, mitocôndria e núcleo.

Célula Vegetal

A célula vegetal é semelhante a célula animal, mas contém algumas organelas diferentes da célula animal, como a parede celular , vacúolos e os cloroplastos. Está dividida em: componentes protoplasmáticos que são um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular.

Inclui o núcleo, retículo endoplasmático, citoplasma, ribossomos, complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomos e plastos e componentes não protoplasmáticos são os resíduos do metabolismo celular ou substâncias de armazenamento. Inclui vacúolos, parede celular e substâncias ergástricas.

Diferença entre Célula Animal e Célula Vegetal

No entanto, as células animais e vegetais têm alguns elementos que os diferenciam.

As células vegetais possuem, além da membrana celular, uma parede celular, que lhe dá maior rigidez. Têm ainda o vacúolo maior, para poder armazenar uma maior quantidade de água que necessita e fazer a regulação osmótica, e os cloroplastos, utilizadas na fotossíntese. Os vacúolos nas células animais são raros.

A principal diferença existente entre estas células, é que a célula animal utiliza o glicogênio como reserva energética, já a vegetal guarda o amido dentro de si.

Na célula animal não há celulose em suas paredes nem clorofila no seu interior, diferente da célula vegetal.

De resto, possuem as mesmas estruturas, que têm uma função idêntica em ambos os tipos de células.

Transporte pela Membrana Plasmática

A capacidade de uma membrana de ser atravessada por algumas substâncias e não por outras define sua permeabilidade.

Em uma solução, encontram-se o solvente (meio líquido dispersante) e o soluto (partícula dissolvida).

Classificam-se as membranas, de acordo com a permeabilidade, em 4 tipos:

a) Permeável: permite a passagem do solvente e do soluto;

b) Impermeável: não permite a passagem do solvente nem do soluto;

c) Semipermeável: permite a passagem do solvente, mas não do soluto;

d) Seletivamente permeável: permite a passagem do solvente e de alguns tipos de soluto. Nesta classificação se enquadra a membrana plasmática.

A passagem aleatória de partículas sempre ocorre de um local de maior concentração para outro de concentração menor (a favor do gradiente de concentração). Isso se dá até que a distribuição das partículas seja uniforme. A partir do momento em que o equilíbrio for atingido, as trocas de substâncias entre dois meios tornam-se proporcionais.

A passagem de substâncias através das membranas celulares envolve vários mecanismos, entre os quais podemos citar:

Transporte passivo por Difusão Simples:

Este tipo de transporte passivo é classificado como o movimento cinético molecular de moléculas ou íons através de pertuito da membrana ou dos espaços intermoleculares, sem necessidade de fixação a proteínas carreadoras da membrana. Sua velocidade é determinada pela quantidade existente da substância a ser transportada, pela velocidade do movimento cinético e pelo número de pertuitos da membrana através dos quais a molécula ou íon pode passar.

Pode ocorrer através da membrana por dois percursos: pelo interstício da bicamada lipídica ou pelos canais aquosos de algumas proteínas de transporte. No primeiro caso, o fator mais importe para determinar com que rapidez uma substância irá atravessar essa bicamada lipídica é a lipossolubilidade da substância.

Transporte passivo por Difusão Facilitada:

Este tipo de difusão, também chamada de difusão mediada por carreadores, implica a interação das moléculas ou íons com proteína carreadora que facilita sua passagem através da membrana, provavelmente por se fixar quimicamente a ela e se deslocar, através da membrana, nessa forma fixada.

Este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com