TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica - Marcos Bagno

Por:   •  18/7/2019  •  Resenha  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS SERRINHA

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Wagner Sena de Jesus

RESENHA CRITÍCA: PESQUISA NA ESCOLA

Serrinha/BA

2019

Wagner Sena de Jesus

PESQUISA NA ESCOLA

Resenha apresentada para a disciplina Pesquisa e prática pedagógica I, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, I Semestre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Serrinha.

Prof. Dr. Osvaldo Oliveira Barreto Junior

Serrinha/BA

2019

BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é como faz. 23. Ed. São Paulo: Loyola, 2009.

Wagner Sena de Jesus1

Osvaldo Oliveira Barreto Junior[1]*

        

                                               RESENHA CRITÍCA

O feito de pesquisar constitui-se na busca do conhecimento a partir de fontes diversas analisadas sob diferentes aspectos, tanto para aprender, quanto para ampliar o conhecimento. Diante disto, a pesquisa envolve procurar, eficientemente, respostas a questionamentos, constatando, desta forma, para a elaboração do conhecimento. A obra Pesquisa na escola: o que é como se faz tem sua criação na indignação de Marcos Bagno diante da forma superficial em que as pesquisas escolares na maioria das vezes são encaminhadas. A partir de uma abordagem reflexiva, o autor apresenta sugestões no intuito de transformar a prática da pesquisa em sala de aula numa verdadeira fonte de aquisição de conhecimento. Para condensar a ideia-chave que orienta a reflexão aqui estabelecida, podemos citar as palavras do autor: "[...] a pesquisa é, mesmo, uma coisa muito séria. Não podemos tratá-la com indiferença, menosprezo ou pouco caso na escola. Se quisermos que nossos alunos tenham algum sucesso na sua atividade futura – seja ela do tipo que for: científica, artística, comercial, industrial, técnica, religiosa, intelectual... – é fundamental e indispensável que aprendam a pesquisar. E só aprenderão a pesquisar se os professores souberem ensinar (BAGNO, 2009, p. 21)".

Segundo as idéias iniciais de Bagno, na esfera educacional, a pesquisa tem como aspecto produzir um conhecimento novo a respeito de um determinado [2]assunto, relacionando os dados obtidos ao conhecimento prévio do aluno. Para que isso ocorra dois fatores são essenciais no alcance do êxito neste processo: o aluno deve ser o sujeito de sua educação ao passo que, cabe ao professor atuar como mediador do percurso. O educador deve respeitar os saberes que os alunos adquiriram em sua história de vida, estimulando-os a sua superação por meio do despertar da curiosidade que os instiga à imaginação, à observação, a questionamentos, alcançando uma explicação epistemológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com