TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Dissertações: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 8

Questinário de Resp. Social e Meio Ambiente

(adaptado de Ordem-PA 2008) Leia os fragmentos a seguir.

Com a industrialização maciça, foi franqueado um limiar nas relações entre os homens e a biosfera, dado que foi no século XX e, mais particularmente, depois da Segunda Guerra Mundial, que a poluição e a degradação do ambiente se tornaram um verdadeiro fato de civilização, à medida que adquiriram dimensões planetárias. Depois dela, a constituição de um espaço produtivo mundial impeliu a unificação ecológica do mundo. (Deléage, Jean-Paul. Uma ecologia do mundo. IN: Castro, E. & Pinton, F. (orgs). Faces do Trópico Úmido – conceitos e questões sobre desenvolvimento e meio ambiente. Belém: CEJUP/NAEA-UFPA, p. 23)

[...] o problema ecológico está ligado à sociedade dividida em classes; é com a revolução industrial que aparece a ‘negação’ da natureza, e a mercantilização do espaço cria a ideologia do ‘dever ser’ metafísico como forma de resolver a má consciência do capital. (Tragtemberg, M. Ecologia versus Capitalismo. IN: Economia e Desenvolvimento. Revista Quadrimestral de economia. Ano I, nº 2, fev. de 1982. São Paulo: Cortez, p. 129).

Na interpretação das duas passagens, a industrialização é um dos elementos que provoca a separação do homem com a natureza, anunciando um debate, cada vez mais intenso, sobre a ecologia e o meio ambiente. Através de sua leitura, assinale a alternativa que melhor corresponde a esse debate:

Escolher uma resposta.

a. As indústrias que mais poluem estão localizadas nos países pobres, que não detêm tecnologias suficientes capaz de gerar um parque industrial com energia limpa.

b. A questão ambiental não é um elemento que ganhou a agenda nacional, pois não observamos, pelo menos, nos últimos 10 anos, grandes acidentes que comprometessem qualquer ecossistema nas regiões brasileiras.

c. As indústrias que mais poluem estão nos países ricos, que não se importam com a questão ambiental, porque grande parte de sua população ostenta uma boa qualidade de vida.

d. A questão ecológica deve ter como uma das preocupações centrais o ser humano e sua organização social. As diferenças de classe e a exploração do homem pelo homem acabam colocando em risco o meio ambiente, tornando-o insustentável. Correto

e. As novas práticas adotadas pelas empresas demonstram uma preocupação com a sustentabilidade e já são suficientes para reavaliar os rumos do desenvolvimento econômico-social.

Resposta correta: A questão ecológica deve ter como uma das preocupações centrais o ser humano e sua organização social. As diferenças de classe e a exploração do homem pelo homem acabam colocando em risco o meio ambiente, tornando-o insustentável.

Comentário da resposta correta: Parabéns! O enunciado da questão pede que você assinale a alternativa que melhor corresponda ao debate entre separação do homem com a natureza. Independentemente de serem países pobres ou ricos, a questão ecológica deve ser uma preocupação central do ser humano enquanto indivíduo, assim como da sociedade humana.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Podem ser consideradas competências dos líderes da sustentabilidade:

I) Apresentar persuasão e convencimento para influenciar o comportamento dos liderados.

II) Propor sugestões e ser ouvido e questionado.

III) Utilizar-se do poder autoritário para conseguir seus objetivos.

IV) Criar networking para alcançar os objetivos estabelecidos.

V) Demonstrar fatos que argumentam suas opiniões e ideias.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

Escolher uma resposta.

a. I, III e V.

b. I, II e III.

c. II, III e IV.

d. I, II, IV e V. Correto

e. I, II e III.

Resposta correta: I, II, IV e V.

Comentário resposta correta: Parabéns! Somente a afirmativa “Utilizar-se do poder autoritário para conseguir seus objetivos” está incorreta, pois o líder da sustentabilidade alcança seus objetivos por meio da participação, do diálogo, da colaboração e da educação.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

São considerados ecossistemas os seguintes exemplos, EXCETO:

Escolher uma resposta.

a. Os manguezais no litoral pernambucano.

b. O Pantanal mato-grossense.

c. Uma aeronave brasileira. Correto

d. O Rio Guaíba, em Porto Alegre.

e. A Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

Resposta correta: O enunciado da questão pede que se escolha a alternativa incorreta. Nesse caso, uma aeronave brasileira.

Comentário resposta correta: Parabéns! Dentre as alternativas, a única que não se trata de ecossistema é a aeronave brasileira, porque ecossistema é um sistema formado por seres vivos e não vivos, ou seja, seres bióticos e abióticos, que interagem entre si e com o meio.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

Analise o significado das duas figuras e o texto; em seguida, selecione a alternativa INCORRETA.

imgq2

O Instituto Carbono Brasil noticiou em 21/fevereiro/2011 que o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), agência da ONU, informou que os gastos em economia sustentável devem ser de US$ 1,3 trilhão. Esse valor equivale ao investimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com