TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Diversidade Genética

Por:   •  8/3/2022  •  Resenha  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

Diversidade genética:

Essa diversidade é manifestada de diversas maneiras, como a cor dos olhos, da pele, a cor das flores nas plantas, cor e padrões de conchas nos caracois, etc. Tudo isso começa nos genes, que são uma sequência de nucleotídeos em uma certa região do DNA (locus), de forma que a variação dos genes permite as mudanças nas sequências de aminoácidos das proteínas, essa que por sua vez causa alterações nas funçóes bioquímicas, morfológicas e comportamentais, alterando as taxas de reprodução, sobrevivência ou no comportamento dos organismos.

A diversidade genética é descrita basicamente por três características, sendo elas o polimorfismo (presença de dois ou mais alelos em uma espécie, ex: A1, A2, A3, etc), heterozigosidade média (proporção de alelos por locus) e diversidade alélica (média do número de alelos por locus)

        Existem algumas técnicas para medir a diversidade genética, como a eletroforese de aloenzimas ou genotipagem de microssatelites.

        Ex: [pic 1]

Aqui tem as informações de cada genótipo (RR, RL e LL). Pode-se calcular a frequência genotípica, que seria o número de cada genótipo pelo total (ex RR: 37/67 = 0,552), mas normalmente essas informações são dadas em frequência alélica, que para tal fazemos o seguinte calculo 🡪 R = 🡪. Para L, temos: [pic 2][pic 3][pic 4]

Para saber a diversidade genética de um loco, utiliza-se como parâmetro a heterozigosidade, que no exemplo acima, temos:

H0 🡪 H0 =  🡪 0,36[pic 5][pic 6]

        A heterozigosidade também é utilizada para comparar a diversidade genética entre populações ou entre espécies!

        Diversidade alélica (A): É basicamente a média de alelos por locus, ex: numero de alelos em 10 locus são: 2,  3, 1, 2, 1, 1, 1, 1, 1, 1. A diversidade alelica aqui é  🡪 A = 1,4[pic 7]

        Equilíbrio de Hardy-Weinberg

        Esse equilíbrio define uma frequência genotípica e alélica de acordo com algumas características da população a ser estudada, sendo essas:[pic 8]

  • Tamanho populacional grande,
  • Sem migração
  • Ausência de mutação
  • Segregação mendeliana normal dos alelos
  • Igual fertilidade dos genótipos dos pais
  • União de gametas ao acaso
  • Igual capacidade de fertilização dos gametas
  • Igual sobrevivência de todos os genótipos
  • Esse equilíbrio aplica-se somente para genes autossômicos

[pic 9][pic 10]

Voltando ao exemplo do pato, é possível calcular a frequência genotípica de acordo com o equilíbrio de Hardy-Weinberg, aplicando a formula já explicada na outra imagem acima. Alterando os genótipos sem mudar a frequencia alelicas, teríamos um exemplo de diferença entre o valor de Hardy-Weinberg e o visto em uma população. Quando estão proximos, não significa que a população não sofra mutação, migração, seleção e efeitos de amostragem, mas que esses efeitos são tão pequenos que não são detectados.

Heterozigosidade esperada:

He = 2pq, ou seja, a frequência genotípico do heterozigoto. Sempre é necessário fazer isso para todos os locus da espécia para determinar a diversidade genética.

Estimativa do alelo recessivo:

Pode-se usar essa tecnica para prever a frequência de alelos dominantes, uma vez que fenotipicamente dizendo não é possível diferir entre homozigoto (RR) ou heterozigoto (RL), mas o genótipo LL sim. A partir da frequência genotípica, pode-se calcular a frequência alelica de L e assim determinar a frequência de R pelo equilíbrio de Hardy-Weinberg.

Efeitos da diversidade genética a nível populacional

Ex: Alga Chlamydomonas reinhartii misturas genotípicas x monocultura genotípica. A mistura pode ter proporcionado um efeito de seleção, aumentando assim a produtividade em comparação com a monocultura

Agricultura indica mesmo resultados

Efeitos contrários foram vistos em algas marinhas, na qual a produtividade foi maior em monocultura em comparação com mistura genotípica.

Efeitos da diversidade genética a nível de comunidade – mesmo nível trófico

Comunidade de planta de pastagem com grande diversidade genética em multi espécies, mantém a sua diversidade de espécies do que em comparação com comunidades iguais, mas com baixa diversidade genética. Isso ocorre pois a interação genotípica contribui para o efeito da diversidade, de forma que espécies inferiores podem conter genes que competem com genes de espécies superiores, não dependendo somente da identidade das espécies.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (202.5 Kb)   docx (686.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com