TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Resumo Ensino Medio Segundario

Artigos Científicos: Quimica Resumo Ensino Medio Segundario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/1/2014  •  2.992 Palavras (12 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 12

1. Soluções

Solução é a denominação ao sistema em que uma substância está distribuída, ou disseminada, numa segunda substância sob forma de pequenas partículas, ou seja, são todas as misturas homogêneas constituídas de duas ou mais substâncias.

As soluções se diferenciam inicialmente quanto a dois fatores principais: fase de agregação e condutibilidade elétrica. Elas também podem ser classificadas segundo a relação existente entre a quantidade de soluto na solução quanto insaturadas, saturadas e supersaturadas. E ainda é comum, classificar as soluções em diluídas ou concentradas, considerando a proporção entre soluto e solvente.

Tipos de soluções: solução líquida (ex.: refrigerantes), solução sólida (ex.: bronze = cobre + estanho) e solução gasosa (ex.: ar atmosférico).

Componentes de uma solução

Os componentes de uma solução são chamados soluto e solvente:

- Soluto é a substância dissolvida no solvente. Em geral, está em menor quantidade na solução.

- Solvente é a substância que dissolve o soluto.

Classificação das soluções

De acordo com a quantidade de soluto dissolvido, podemos classificar as soluções:

- Soluções saturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade naquela temperatura, isto é, excesso de soluto, em relação ao valor do coeficiente de solubilidade (Cs), não se dissolve, e constituirá o corpo de fundo.

- Soluções insaturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade naquela temperatura.

- Soluções supersaturadas (instáveis) contêm uma quantidade de soluto dissolvido maior que a sua solubilidade naquela temperatura.

Soluto e solvente

Soluto e Solvente são os termos usados para representar os componentes de uma solução, onde Solvente é o componente da solução que se encontra em maior quantidade, é a substância que está sendo dissolvido e soluto, o que se encontra em menor quantidade, é a substância que efetua a dissolução.

O solvente considerado mais importante é a água, chamada solvente universal, pois é a substância que dissolve a maior quantidade de solutos.

A água é chamada solvente polar pelo fato de suas moléculas serem eletricamente polarizadas (possuem carga negativa no lado do átomo de oxigênio e carga positiva no lado do hidrogênio): +δ H H δ+ {δ carga elétrica parcial}- δ O δ-

Solubilidade

A solubilidade é a propriedade que as substâncias têm de se dissolverem espontaneamente numa outra substância denominada de solvente.

A quantidade de substância que se dissolve em determinada quantidade de solvente varia muito de substância para substância. O álcool, por exemplo, possui solubilidade infinita em água, pois água e álcool se misturam em qualquer proporção. Grande parte as substâncias, por sua vez, possui solubilidade limitada, ou são insolúveis.

O coeficiente de solubilidade S de um soluto é a máxima quantidade desse soluto que pode ser dissolvida em 100g de água numa determinada temperatura.

Exemplos (gramas do soluto em 100g de água, a 20°C):

Sal comum (NaCl):36.

Açúcar comum (sacarose: C12H22O11): 33.

Éter (C4H10O): 7.

Álcool (C2H6O): infinita.

Concentração Comum

Onde, ms = Massa do soluto;

V = volume da solução;

A concentração comum indica a massa de soluto presente num determinado volume de solução. Geralmente se utilizam a massa em gramas e o volume em litros.

Exemplo:

Existem 80g de soluto (Na OH) dissolvidos em 1,0 l de solução ou 80g de soluto/ 1,0 l de solução = ms(g)/ V(l). Assim temos que a concentração comum será de 80g/L.

Densidade de solução x Concentração comum

O conceito da densidade pode ser aplicado a uma substância pura ou a uma mistura. Pode portante ser aplicado a uma mistura homogênea (solução).

Esteja atento para não confundir a concentração comum com a densidade da solução. a concentração comum é a massa de soluto presente num certo volume de solução. A densasidade de uma solução expressa a massa total ( soluto + solvente).

2. Propiedades coligativas

Propriedades Coligativas são aquelas propriedades das substâncias puras que são modificadas quando se adiciona um soluto não volátil a elas.

Essas propriedades, portanto, não são explicadas pela natureza da substância, mas sim pela quantidade de suas moléculas, partículas ou átomos.

O estudo das quatro propriedades coligativas todas relacionados com pressão de vapor (tonoscopia, Ebulioscopia, Crioscopia e Osmose)

permitem responder e entender questões como:

• Por que se acrescenta sal ao gelo para gelar cerveja em lata?

• Por que, acrescentando sal ou açúcar a uma quantidade de água que está iniciando fervura, ela para de ferver?

• Por que as águas dos oceanos não congelam totalmente, mesmo em locais muito frios, com a temperatura abaixo de 0°C?

Para estudar tais propriedades, vamos a algumas definições fundamentais:

- Pressão máxima de vapor - é a pressão do equilíbrio entre duas fases (líquido e vapor) medidas a 20° C. A pressão de vapor varia com a temperatura.

- Ebulição - quando a pressão máxima de vapor se iguala à pressão atmosférica (o líquido ferve) a uma certa temperatura. A adição de solutos pode modificar essa temperatura.

- Congelamento - é a temperatura de passagem do estado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com