TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Teoria Sintética

Por:   •  23/4/2017  •  Resenha  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria Sintética ou Neodarwinismo

A seleção natural atua sobre as diferenças entre indivíduos de uma população e a teoria evolutiva dependeu, desde o início do conhecimento sobre a origem da variação. A cada nova descoberta da genética no entendimento da variação, como o trabalho de Gregor Johann Mendel (1822-1884) explicavam os mecanismos de transmissão dos caracteres de pais para filhos e, consequentemente, a hereditariedade das variações. Ligação da Teoria de Darwin entre décadas de 1930 e 1940, quando seus princípios foram aplicados a populações e associados à ideia de seleção natural.

O surgimento da Genética é marcada com a redescoberta dos Trabalhos de Mendel em 1900 e sua ampla aceitação em 1910. A Genética é considerada uma ciência recente. Redescoberta de modo independente por Hugo Marie de Vries (1848-1935), Erich von Tschermak-Seysenegg (1871-1962) e Carl Erich Correns (1864-1933) esse último orientado por Correns e Karl Wihel von Nãgeli (1817-1891). Mendel era matemático, então propôs que toda característica física dos indivíduos fosse determinada por dois fatores, um herdado do pai e o outro da mãe, os quais se separariam na formação dos gametas e se uniriam ao acaso, para a formação do descendentes.  Kolreuter em 1760 realizou cruzamentos entre plantas de tabaco de flores diferentes. Knight, Seton e Goss, por volta de 1820, cruzaram ervilhas de sementes verdes e amarelas. Gartner na mesma época, utilizou tabaco e milho. Charles Naudim em 1850 realizou uma série de cruzamentos com várias espécies de plantas, propondo unidades que chamou de essências.

Vários conhecimentos biológicos novos convergiam para hipótese matemática de Mendel, dentre elas:

1) A descrição da diferença entre células somáticas e germinativas, ficando resolvida a questão da origem dos gametas.

2) A descrição das estruturas da célula e as do núcleo.

3) O entendimento da fecundação e a descrição da união dos gametas.

4) A descrição dos cromossomos.

5) A descoberta de que os gametas contêm metade dos cromossomos das células somáticas.

6) A sugestão da correlação entre cromossomos, nucleo e hereditariedade

7) A descrição da mitose e meiose.

Assim como trabalhos Walter Sutton e Theodor Boven (1902), Trabalhos de Nisson-Ehle em 1909 3 de E.M.East em 1910. Nas primeiras décadas do século 20 foram estabelecidas todas as bases da transmissão das características hereditárias. Grupo de pesquisa de Thomas Hunt Morgan, trabalhou com a mosca Drosophila melanogaster.

MUTACIONISTAS VERSUS SELECIONISTAS

  • Os selecionistas continuavam defendendo a ideia da seleção natural como um processo evolutivo. Ações da seleção destacam-se:

  • Melanismo industrial das mariposas;

  • O mimetismo em borboletas, especialmente envolvendo as espécies monarca e vice-rei;

  • Os pássaros de Galápagos;

  • A anemia falciforme;

  • Diversas doenças da espécie humana e de outros animais

TEORIA SINTÉTICA OU NEODARWINISMO

  • De 1900 até cerca de 1920, os adeptos da genética mendeliana acreditavam que apenas as mutações eram responsáveis pela evolução e que a seleção natural não tinha importância nesse processo.

  • Depois disso vários cientistas começaram a conciliar as ideias sobre seleção natural com os fatos da Genética, o que culminou com a formulação da Teoria sintética da evolução, às vezes chamada também de Neodarwinismo

PREMISSAS DA TS

  1. O processo evolutivo é resultado do equilíbrio das forças geradas pela taxa de mutação e pela pressão da seleção.

  1. As mutações gênicas ocorrem ao acaso e são responsáveis por toda variação genética encontrada das populações;

  2. A seleção natural molda as populações às condições ambientais através de um processo de eliminação das variáveis não adaptadas e favorecimento das variáveis que aumentam a adaptação dos indivíduos ao ambiente;

  3. A variabilidade genética nas populações é pequena em decorrência da ação da seleção natural;

  4. Todas as populações são infinitamente grandes. Estatisticamente, para uma população ser considerada, mínimo 1000 indivíduos;

  5. A migração e o sistema de acasalamento são fatores complementares. O sistema de acasalamento por der ao acaso ou preferencial:

  •  Ao acaso, quando a frequência de cruzamentos entre indivíduos com características fenotípicas diferentes depende exclusivamente das frequências dessas características. Quando em uma população os cruzamentos ocorrem ao acaso, ela é considerada panmítica.

  •  O acasalamento é considerado preferencial, quando diferentes características genéticas dos indivíduos de uma população interferem na formação de casais e tipos semelhantes preferem cruzar entre si e os cruzamentos deixam de ser ao acaso. Não é panmítica.

  • População unidade do processo seletivo, seu estudo Genética de Populações;

  • Diferenças de Felídeo e Canídeo são decorrentes de alterações sofridas pela população ancestral;

  • Todas as populações atuais destes animais tem uma relação ancestral/descendente com a população de carnívoros, ancestral das duas famílias.

CONSIDERAÇÕES

  • Populações infinitamente grandes fator casual apenas a mutação;

  • As populações seriam moldadas, ajustadas ao ambiente pela ação da seleção natural;

  • O processo de substituição gênica ocorreria de forma lenta e gradual, sem deriva genética e, consequentemente, o processo de diferenciação de populações seria lento e gradual.

Em decorrência, algumas questões:

  • Espécie nova: o quanto e quanto tempo precisaria mudar geneticamente.

POLIMORFISMOS GENÉTICOS

  • Uma população é polimórfica quando para um mesmo caráter, pode ser encontrada mais de uma forma na população.

  • Quando ocorre uma mutação e ela é passada as gerações seguintes, a população inicialmente é polimórfica em relação aquela característica.

  • Para a Teoria sintética todo polimorfismo é transitório e perdurará pelo número de gerações necessário para que os alelos menos adaptados sejam eliminados.

A TEORIA SINTÉTICA É QUESTIONADA A PARTIR DE 1970

  • Até hoje, o conceito de seleção natural proposto por Darwin e Wallace não se alterou de forma significativa. A partir de 1970 ocorreu o primeiro abalo em decorrência do uso da técnica de eletroforese de proteínas. O outro abalo veio da Genética Molecular, com técnicas que permitiram acessar de forma direta o DNA.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com