TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Texto Memetica, Por Elizabeth P.

Por:   •  1/5/2021  •  Resenha  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Elizabeth Przyvara De Souza

Resumo O DNA das idéias

A memetica é uma disciplina científica que tem como fundamento a teoria de que as ideias tem vida propria e sobrevivem infectando o maximo de pessoas possivel. Segundo filósofos darwinistas, as escolhas feitas por nos mesmos são resultados de um virus mental, ou seja, nossas escolhas não são feitas conscientemente.

Esse virus foi nomeado de ''meme'', que vem do grego mimeme (imitação), reduzido a duas sílabas para que ficasse parecido com “gene”.

Esse termo foi colocado por Richard Dawkins em seu livro de 1976, O Gene Egoísta. O objetivo principal de Dawkins era ensinar e influenciar o leitor sobre a memetica, apartir disso, no capitulo final de seu livro, ele tentou mostrar que o principio do darwinismo não se reduzia a apenas genes, ele escreveu “é uma teoria demasiado ampla para permanecer confinada ao contexto estreito do gene”.

No meme está incluido hábitos, superstições, crenças, doutrinas, teorias - resumindo - qualquer representação mental que dependa do cérebro humano para sobreviver e se difundir. Segundo o antropólogo darwinista Robert Aunger, há possibilidades de haver diversos memes disputando constantemente em nossos cerebros para decidir nosso comportamento. Também há memeticistas radicais, para eles tudo o que não está codificado nos nossos genes acontece por conta dos memes, exceto fome e desejo sexual, pois estes são necessidades humanas e não se enquadram na memética. Contudo, quando esta se referindo a ''fome de big mac'', a mematica está incluida, pois é uma vontade pessoal.

A cultura corresponde a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante, com isso é definido que cultura é um exemplo de meme, uma vez que são passados de uma pessoa para outra.

Ainda não é possivel estabeler um limite no meme e há muitas duvidas dentro da mematica, David Hull, filósofo darwinista, diz que ainda é muito cedo para que tenhamos todas as respostas, segundo ele ''a memética está seguindo um caminho comum a qualquer ciência''.

Uma história relatada em um livro do zoólogo Lyall Watson, em 1979, faz sucesso na mematica. A historia relata que uma equipe de zoólogos estudava um grupo de macacos de Koshima, pequena ilha do Japão. Durante os estudos, para atrair os macacos eles jogavam batatas na areia, nenhum macaco se importava com o fato das batatas estarem sujas de areia. Em certo momento, uma macaca, chamada Ima, percebeu que, quando lavadas, as batatas ficavam mais saborosas, então ela ensinou outros macacos do seu grupo a lavar as batatas. Logo todos os macacos da ilha estavam repetindo o que Ima aprendeu, quando o centesimo macaco aprendeu a lavar suas batatas, a ideia foi transmitida ''pelo ar''. Com isso macacos de outras ilhas japonesas, isolados do grupo de Imo, imediatamente passaram a lavar sua comida. Os seguidores do fenomeno do centésimo macaco acreditam que para alcançar a paz é apenas necessario acreditar nela e, como na lenda, quando alcançar massa critica a ideia irá chegar em todas as mentes e corações do mundo.

O livre-arbítrio não é muito popular entre memeticistas, para eles os memes invadem nossa mente, alteram nosso comportamento e então passam a contagiar outras mentes. A psicóloga Susan Blackmore, autora de The Meme Machine, explicou que os memes só são possíveis entre os humanos, pois somente nós temos essa habilidade de imitação. Em controversia, Robert Aunger propõe que os memes são possiveis, também, em outras especies.

Susan Blackmore ressaltou que apesar de se falar muito em memes, existem poucos pesquisadores trabalhando seriamente nessa área, também apontou a falta de experimentos decisivos que demonstrem a realidade dos memes. Inclusive, o meme ainda é uma hipótese, até o momento não foi possivel demonstrar a existência de uma unidade de informação capaz de replicar a si mesma, contagiando sucessivos cérebros com suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com