TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de Estudos Microrganismos e Doenças

Por:   •  22/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 6

Roteiro de Estudos

Microrganismos e Doenças

  1. O que significa antagonismo microbiano e quais são seus benefícios ao organismo humano?

Antagonismo microbiano é a relação entre microbiota normal e hospedeiro onde, por exemplo, o ser humano possui mais células bacterianas do que suas próprias células, e os benefícios estão envolvidos na competição entre microrganismos na parte de nutrientes, substâncias prejudiciais a invasores, pH e disponibilidade de oxigênio.

Antagonismo microbiano, ou exclusão competitiva, ocorre quando o hospedeiro se beneficia da competição entre a microbiota normal e os micróbios potencialmente patogênicos.

  1. Quando falamos de infecções microbianas, o que significa uma porta de entrada. Quais são as portas de entrada no corpo humano?

Os patógenos podem infectar o corpo humano ou outros hospedeiros por várias vias, denominadas portas de entrada. As portas de entrada para os patógenos incluem as membranas mucosas, a pele e a deposição direta sob a pele ou as membranas (via parenteral).

  1. O que é biofilme e qual a sua relação com virulência de um microrganismo patogênico?

Biofilmes são comunidades, constituídas por grandes quantidades de micróbios e seus produtos extracelulares que se aderem a superfícies vivas ou inanimadas, e também representam outro método de aderência muito importante, onde se liga à pele através de um mecanismo de aderência semelhante à adsorção viral.

  1. Cite três formas que uma bactéria patogênica pode apresentar para superar as barreiras naturais de um corpo humano.

1- Cápsulas

- Alguns patógenos possuem cápsulas que impedem que sejam fagocitados.

2- Componentes da parede celular

-  As proteínas da parede celular podem facilitar a aderência ou impedir que o patógeno seja fagocitado.

3 - Enzimas (p. 432, 433)

-  As infecções locais podem ser protegidas em um coágulo de fibrina causado pela enzima bacteriana coagulase.

- As bactérias podem se disseminar de uma infecção focal por cinases (que destroem os coágulos sanguíneos), hialuronidases (que destroem os mucopolissacarídeos que mantêm as células unidas) e colagenases (que hidrolisam o tecido conectivo formado por colágeno).

-  As proteases IgA destroem os anticorpos IgA.

3 - Variação antigênica (p. 433)

- Alguns micróbios variam a expressão de antígenos, evitando assim os anticorpos do hospedeiro.

4 - Penetração no citoesqueleto das células do hospedeiro

- As bactérias podem produzir proteínas que alteram a actina do citoesqueleto das células hospedeiras, o que permite às bactérias entrar nas células

  1. Diferencie endotoxina e exotoxina, quanto a natureza bioquímica e localização em relação à célula bacteriana.

Exotoxinas são proteínas produzidas dentro de bactérias Gram + como parte de crescimento e metabolismo, com toxigenicidade alta  e destrói certas partes ou funções fisiológicas.

Endotoxinas são porções lipídicas dos lipopolissacarídeos (LPS) que fazem parte da membrana externa da parede celular de bactérias Gram -,  com toxigenicidade baixa e sistêmica, febre, fraqueza, dores e choque.

  1. O que é um toxóide e qual sua importância?

Quando as exotoxinas são inativadas por calor ou pelo uso de formaldeído, iodo ou outra substância química, não podem mais causar doença, porém ainda são capazes de estimular o sistema imune a produzir antitoxinas. Estas exotoxinas alteradas são denominadas toxoides. Quando os toxoides são injetados no corpo, como uma vacina, estimulam a produção de antitoxinas, gerando imunidade. A difteria e o tétano podem ser prevenidos pela vacinação com toxoides.

Imunidade Inata

  1. Diferencie imunidade inata de imunidade adaptativa

- A imunidade inata refere-se a todas as defesas do corpo que o protegem contra qualquer tipo de patógeno.

- A imunidade adaptativa refere-se às defesas (anticorpos) contra micro-organismos específicos.

  1. Compreenda fatores físicos e químicos que impedem microrganismos de penetrarem o corpo através de pele, membranas mucosas ou olhos.

Fatores físicos

1. A estrutura da pele intacta e da queratina, uma proteína à prova d’água, oferece resistência à invasão microbiana.

2. Alguns patógenos podem penetrar as membranas mucosas.

3. O aparelho lacrimal protege os olhos de substâncias irritantes e microrganismos.

4. A saliva remove os micro-organismos dos dentes e da língua.

5. O muco retém muitos micro-organismos que penetram os tratos respiratório e gastrintestinal; no trato respiratório inferior, o elevador ciliar move o muco para cima e para fora.

6. O fluxo de urina retira os micro-organismos do trato urinário, e as secreções vaginais removem os micro-organismos da vagina.

Fatores químicos

1. O sebo contém ácidos graxos insaturados que inibem o crescimento de bactérias patogênicas. Algumas bactérias frequentemente encontradas na pele podem metabolizar o sebo e causar uma resposta inflamatória associada à acne.

2. A perspiração remove os micro-organismos da pele.

3. A lisozima é encontrada nas lágrimas, na saliva, nas secreções nasais e na perspiração.

4. A acidez elevada (pH 1,2-3,0) do suco gástrico impede o crescimento bacteriano no estômago.

  1. Algumas células do sangue estão relacionadas com a segunda linha de defesa do corpo humano. Quem são essas células e que tipo de funções elas desempenham em um evento de defesa do organismo contra microrganismos patogênicos?

A entrada de um micróbios na primeira linha de defesa estimula a produção de fagócitos(segunda linha de defesa), a inflamação, a febre e as substâncias antimicrobianas. A fagocitose é realizada pelos fagócitos, por certos tipos de células brancas do sangue ou por seus derivados. O sangue consiste em plasma (fluido) e nos elementos constituintes (células e fragmentos celulares). Os leucócitos (células brancas do sangue) são divididos em granulócitos (neutrófilos, basófilos, eosinófilos e células dendríticas) e agranulócitos. Em muitas infecções, o número de leucócitos aumenta (leucocitose); algumas infecções são caracterizadas por leucopenia (diminuição do número de leucócitos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (143.5 Kb)   docx (98.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com