TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGMENTO DA SAÚDE NO BRASIL

Por:   •  14/5/2015  •  Dissertação  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

Os direitos num contexto geral são frutos de evoluções históricas, ocasionadas por inúmeras mobilizações sociais, já existentes antes mesmo da inclusão da república, mas para ser solicitada maior atenção de governantes a saúde, é preciso iniciar analises da trajetória evolutiva do Brasil quanto aos direitos fundamentais, nos remetendo a antiguidade, para o bom desenvolvimento de sistemas públicos aos cidadãos, portanto o presente texto visa uma explicação simples sobre a evolução da saúde.

Em 1808 com a chegada da família real foi fundada no Brasil, duas primeiras escolas de medicina, o Colégio Médico-Cirúrgico no Real Hospital Militar da Cidade de Salvador e a Escola de Cirurgia do Rio de Janeiro. E foram essas as únicas e primeiras medidas governamentais da República no país para com a saúde. Mais tarde com epidemias e pestes diversas, houve a primeira medida sanitarista, conhecida como a REVOLTA DA VACINA, que utilizando policiais e promovendo invasões assustou população. Já em 1930, quando Getúlio Vargas toma o poder, é criado o Ministério da Educação e Saúde tendo diversas mudanças e inclusões de órgãos, tendo como exemplos Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps), a criação da Superintendência de Campanhas da Saúde Pública (Sucam) entre outros.

Comparativamente as mudanças já ocorridas no decorrer da história continuam não sendo satisfatórias, pois a atual população ainda sofre com situações precarias no SUS (Sistema Único de Saúde), onde são dependentes e que por falta de recursos pessoas ficam por tempo indeterminado em filas de esperas, prostradas no chão de hospitais absolutamente lotados sem condições mínimas de atendimento a toda a comunidade destinada á unidade exata ao pronto atendimento. Diante de toda essa situação e outras mais o governo afirma fazer um bom trabalho, estipulando leis e destinando legalmente verbas exatas as necessidades necessárias que se passa á população. Mas atualmente essa e outras farsas foram notadas e desmascaradas pelos brasileiros, que estão nos últimos anos promovendo manifestações diversas e fazer valer deveres e valores morais em prol da cidadania.

Bibliografia:

http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33337

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com