TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simulação do Processo de Seleção Natural

Por:   •  7/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Curso Técnico em Edificações

Campus Varginha

Biologia

Prof.ª Cristina Vianna Roscoe

TRABALHO

DE

BIOLOGIA

Simulação do Processo de Seleção Natural

Airton Victor Ferreira Ribeiro

2º Edificações

27/10/2022


Introdução

        A partir da década de 1970, o casal Rosemary e Peter Grant, começaram a observar o fenômeno da seleção natural entre espécies de pássaros. Esse fenômeno é chamado de character displacement (deslocamento de caráter), esse nome é dado quando uma espécie adquire características diferentes por motivos de competição com uma outra espécie.

O casal de biólogos verificaram a redução do tamanho médio de bicos em uma população de tentilhões-da-terra-médios (Geospiza fortis), em Galápagos, um arquipélago localizado no Oceano Pacífico. Essas aves são da mesma espécie estudada pelo naturalista Charles Darwin, no século 19.

Experimento

        Foi proposto pela professora, simularmos o processo de seleção natural ocorrido entre as aves devido à disponibilidade de recursos alimentares e as características desenvolvidas pelas espécies.

        Para representar o bico das aves, será utilizado um prendedor de roupa, uma pinça e um pegador de macarrão. E os alimentos, serão utilizados 5 tipos de sementes.

Iremos utilizar:

  • Prendedor de roupa;
  • Pinça de tirar sobrancelha;
  • Pegador de Macarrão;
  • Cronômetro;
  • 5 tipos de sementes: arroz; feijão; milho; alpiste; semente de girassol.

Processo:

        A cada um minuto, o estudante escolherá um utensílio (que irá simular o bico da ave) para colher as sementes (que será o alimento). As sementes deverão ser misturadas, e durante 60 segundos, o aluno deverá simular a coleta de sementes, como se fosse uma ave pegando grãos para se alimentar. Ao finalizar o tempo, as sementes deverão ser contabilizadas e quais tipos de sementes foram coletadas.

Seleção Natural

        A seleção natural é um ponto muito importante que é abordado na teoria do naturalista Charles Darwin.

Darwin afirma que a natureza é uma seleção natural, onde o organismo mais apto sobrevive e passa suas características aos descendentes, garantindo que essas características vantajosas permaneçam na população.

Estes organismos se adaptam ao local e conseguem sobreviver, e assim, produzem descendentes que herdam essas características, e passam para os seus descendentes. Os organismos que possuem menores chances de sobreviver, são os organismos que não se adaptaram ao ambiente. Estes organismos apresentam baixas chances de sobreviver e, consequentemente, de reproduzir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (304.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com